Menu
Teatro e Dança

Casa dos Quatro recebe primeiro espetáculo internacional

Em apresentação única, “O canto das cigarras” apresenta histórias de vida de netos das Avós da Praça de Maio.

Redação Jornal de Brasília

26/04/2024 5h00

Espetáculo argentino O canto da cigarra, Marcela De Grande. Crédito: Divulgação

Espetáculo argentino O canto da cigarra, Marcela De Grande. Crédito: Divulgação

“O canto das cigarras” é uma peça de teatro e teatro de objetos, escrita e interpretada pela argentina Marcela De Grande, sob a direção de Germán Rodríguez. A artista faz apresentação única nesta sexta-feira (26), às 20h no Teatro Ribondi, da Casa dos Quatro, na 708 Norte.

A peça foi criada a partir de 24 histórias de vida de netos, restituídos pelas Avós da Praça de Maio, filhos de desaparecidos que foram roubados durante a ditadura militar, e mais tarde encontrados (até 40 anos depois) pelas suas famílias biológicas.

A autora, contemporânea desses netos e netas, faz um trabalho de pesquisa e de reconstrução da memória social e pessoal, alternando no espetáculo momentos cândidos e até engraçados da sua infância com histórias documentadas de outros meninos e meninas. Assim, entre o riso inocente do olhar de uma criança e algumas lágrimas nascidas da consciência da dor, os destinos de todos vão mostrando a complexidade do que aconteceu naquela época atroz da Argentina, o impacto que ainda tem em todos nós e o jeito, às vezes, distraído, em que todos somos sujeitos, produzidos e produtores, da grande história.


O canto das cigarras
Adaptação para o português do espetáculo El canto de las Cigarras. Apresentação única nesta sexta-feira (26/4), às 20h, no Teatro Ribondi – Casa dos Quatro (708 Norte, Bl. F, Lj. 1). Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), disponíveis no Sympla. Classificação indicativa: 12 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado