Menu
Brasília

Saúde promete nota técnica para vacinação de crianças entre hoje e amanhã

O documento elaborado deve conter as instruções sobre a vacinação do novo grupo, como a dosagem a ser aplicada e os novos lotes de vacinas

Redação Jornal de Brasília

19/07/2022 14h57

Foto: Agência Brasil

Gabriel de Sousa e Geovanna Bispo
[email protected]

Sendo a única coisa que impede a Secretaria de Saúde do Distrito Federal de iniciar a vacinação de crianças entre 3 e 5 anos contra a covid-19 na capital, o Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (19), que a nota técnica deve ser finalizada e enviada entre hoje e amanhã. A informação foi confirmada ao Jornal de Brasília.

O documento elaborado pela pasta deve conter as instruções sobre a vacinação do novo grupo, como a dosagem a ser aplicada e os novos lotes de vacinas.

As 6,5 mil doses da Coronavac, a vacina autorizada para ser aplicada nos pequenos, começaram a ser distribuídas aos mais de 70 postos de vacinação do DF na tarde de ontem.

Porém, mesmo após o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmar que a imunização do grupo começaria ainda ontem, a secretaria informou que esperaria a nota técnica do governo federal.

Outras cidades

No último domingo (17), dois dias após o Ministério da Saúde recomendar o uso, sete capitais brasileiras já divulgaram o início da vacinação.

Para isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisou dar o aval para o uso, que aconteceu na última quinta-feira (14). Até então, apenas crianças a partir de 6 anos podiam receber o imunizante.

Além dos sete que iniciaram no domingo, a única capital que começou na própria sexta-feita (15) foi o Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério, os estados e municípios devem utilizar as doses em estoque enquanto eles negociam a compra de mais unidades. “Tendo em vista a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), o Ministério da Saúde orienta os entes federativos a ampliar o uso da vacina Covid-19/Coronavac para faixa etária de 3 a 5 anos de idade”, afirmou a pasta em nota.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado