Menu
Brasília

“Devemos seguir”, diz Ibaneis sobre fim da emergência da covid

Segundo o governador, a revogação do decreto de calamidade pública deve ser publicado no DODF ainda nesta segunda

Redação Jornal de Brasília

18/04/2022 15h49

Foto: Vitor Mendonça/ Jornal de Brasília

Elisa Costa e Geovanna Bispo
[email protected]

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse, em conversa com o Jornal de Brasília, que a capital deve seguir a decisão do Ministério da Saúde em decretar o fim da emergência sanitária provocada pela Covid-19.

Segundo o governador, a revogação do decreto de calamidade pública deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) ainda nesta segunda-feira (18).

Com o reconhecimento da calamidade pública, o governo do DF ficou liberado da obrigação de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que fez com que Ibaneis tivesse acesso aos recursos da União e a benefícios sociais antecipados.

Com o fim do decreto, os recursos disponíveis para financiar políticas de assistência social e ações emergenciais serão reduzidos.

Ministério da Saúde

Em pronunciamento nacional, na noite de ontem (17), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga informou o fim da emergência sanitária provocada pela Covid-19. Já nesta manhã, o responsável pela pasta disse, em coletiva de imprensa, que o cenário epidemiológico do país está “equilibrado”.

“Nós não vivemos mais no Brasil uma emergência de saúde pública de importância nacional. Em consonância com o que eu falei ontem, o Ministério da Saúde vai editar um ato normativo”, disse Queiroga.

O ato citado refere-se a uma portaria que ainda será publicada, com os fundamentos que justificaram a decisão do ministério.

Entre os principais, o ministro destacou o cenário epidemiológico do país, que tem apresentado queda no número de casos e óbitos. Queiroga ainda citou o avança da vacinação contra o vírus. “Temos uma ampla cobertura vacinal da população brasileira. Mais de 70% completou o esquema vacinal com duas doses”, continuou

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado