Menu
Brasília

Claudio Abrantes quer criar o Parque Urbano Pedra Fundamental

Deputado distrital apresenta Projeto de Lei Complementar que estabelece área de preservação ao marco inicial de Brasília, que completa 100 anos em 2022

Redação Jornal de Brasília

06/09/2021 14h23

Imagem: Reprodução

Você sabe qual é o mais antigo monumento de Brasília? A Catedral Metropolitana? A Ermida Dom Bosco? O Congresso Nacional? O monumento mais antigo de Brasília é a Pedra Fundamental, plantada no Morro do Centenário, na região de Planaltina, no dia 7 de setembro de 1922, em comemoração aos cem anos da Independência do Brasil.

Dando início às celebrações do centenário do marco fixado pelo presidente Epitácio Pessoa, após a escolha da Expedição Cruls para o local da construção da nova capital da República, o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) apresenta projeto de lei complementar que cria o Parque Urbano Pedra Fundamental, ao redor do obelisco histórico.

“A criação do Parque Urbano tem por objetivo resguardar a área que o delimita, de relevante interesse cultural, de rara beleza paisagística, bem como assegurar a proteção integral da flora e da fauna nele existentes, conciliando essa destinação com sua utilização para fins educacionais e culturais”, destacou Claudio Abrantes.

De acordo com o projeto apresentado, o Parque constará espaços para atividades de esporte, recreação, lazer e cultura, além de áreas para práticas educacionais, de socialização e de convívio.

Pelo fato de se tornar uma área preservada, também terá cunho ambiental, promovendo a permeabilidade do solo, a melhoria da qualidade e da umidade do ar e do microclima local. Nesse contexto, a vegetação será tratada como elemento integrador na composição da paisagem urbana, com a conservação dos seus atributos naturais.O acesso das pessoas será definido por regulamento, conforme o exercício do poder de polícia por parte do poder público do Distrito Federal.

A manutenção e o funcionamento do Parque Urbano Pedra Fundamental serão custeados mediante a consignação de dotações orçamentárias no orçamento público do Distrito Federal.

“A delimitação de sua poligonal também previne o avanço populacional sobre uma área histórica e ecologicamente importante, pois o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é garantido constitucionalmente, devendo ser prioridade do Distrito Federal zelar pela sua manutenção e proteção para as atuais e para futuras gerações”, finalizou Claudio Abrantes.

Após a aprovação do projeto e expedição do ato regulatório da Lei Complementar, o Poder Executivo deverá estabelecer as condições para a realização dos estudos ambientais, aprovar as poligonais e realizar a audiência pública com vista à criação do Parque Urbano Pedra Fundamental.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado