Menu

Especial Brasília 61 anos

 
Brasília 61 anos

Em comemoração ao aniversário de 61 anos da nossa capital, os colunistas do Jornal de Brasília prepararam uma série de matérias especiais, cada um em sua especialidade, para exaltar o que o nosso quadradinho tem de melhor! Boa leitura:
Lindauro Gomes (Editor Chefe) e Miguel Alves (Editor Executivo)


Uma verdadeira mostra de arquitetura e design a céu aberto

Brasília 61 anos: Uma verdadeira mostra de arquitetura e design a céu aberto

É com muita alegria que estreamos hoje, nesta edição especial pelo aniversário de 61 anos da cidade de Brasília, a coluna Arquitetura e Design, comandada pela designer Veridiana Arruda. Um espaço especialmente pensado para dar a você, leitor do Jornal de Brasília, dicas práticas e funcionais com soluções e inspirações para a sua casa.

Aproveitando a data comemorativa, não poderia iniciar esta coluna sem mencionar alguns dos nomes mais importantes na arquitetura e design que tiveram grande participação na história da nossa aniversariante, inaugurada em 21 de abril de 1960 e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1987. Título concedido por representar, principalmente, um marco mundial da arquitetura e do urbanismo modernos.

Leia a matéria completa


Oh, admirável cidade nova!

Oh, admirável cidade nova!

Se Ariel, o ser alado, mágico, personagem da peça A Tempestade, de Shakespeare, ambientada numa ilha deserta e inóspita, “cheia de árvores e sons de bichos”, sobrevoasse o Planalto Central do Brasil em 21 de abril de 1960, ele iria achar estranho o novo ambiente, e com certeza ele diria essa preciosidade: “Oh, que maravilha, como é bela a humanidade! Oh, admirável mundo novo em que vivem tais pessoas”. Pois se existe uma frase de Shakespeare que sintetiza bem o impacto que devem ter sentido todos aqueles que conheciam o enorme espaço vazio no meio do cerrado, no coração do Brasil, e de repente, estupefatos, como se acordassem de um sonho, vissem Brasília, após sua rápida construção, como se fosse obra de um milagre, diriam “Oh, maravilha, como é bela esta cidade”.

Leia a matéria completa


Afinal “Brasília aumenta a distância entre os corpos”?: O perfil psicológico do candango… ou será… do brasiliense

Afinal “Brasília aumenta a distância entre os corpos”?: O perfil psicológico do candango... ou será... do brasiliense
Foto: Daniel Zukko/Minha Brasília

Em comemoração ao aniversário de Brasília, inicio esse texto citando diretamente um cartaz pregado no viaduto antes do “Buraco do Tatu”, apelido dado ao túnel de passagem entre a Asa Norte e a Asa Sul por baixo da Rodoviária do Plano Piloto. Na época em que nossos carros eram carroças (cit. Fernando Collor), atravessávamos o corpo do avião pelo Buraco do Tatu com as janelas abertas sentindo cheiro de pastel com caldo de cana.

Leia a matéria completa


Seu Claudino: O primeiro vinho 100% brasiliense

Seu Claudino: O primeiro vinho 100% brasiliense
Seu Claudino: O primeiro vinho 100% brasiliense

A paixão pela produção de vinhos está no sangue da família e, graças a essa paixão e dedicação ao sonho, hoje temos o primeiro vinho do Distrito Federal o SEU CLAUDINO, da uva Syrah, muito bem adaptada na região. Essa é uma homenagem especial ao amado Claudino Triacca.

Leia a matéria completa


Nós envelhecemos porque os hormônios caem ou os hormônios caem e nós envelhecemos?

Nós envelhecemos porque os hormônios caem ou os hormônios caem e nós envelhecemos?

Quando reestabelecemos os padrões hormonais deixando senhores e senhoras de 70 anos com um perfil metabólico hormonal de 25 anos, eles entrarão em um processo de rejuvenescimento metabólico e irão colher uma nova vida, com mais energia, saúde e muitas vezes sem doenças.

É sobre isso que, a partir desta semana, conversaremos semanalmente na coluna Rejuvenescer, com o Dr. Marcus Vinícius

Leia a matéria completa


Força e esperança para os 4 cantos do DF

Lutas e desafios estão no nosso DNA! Brasília foi construída sobre os ombros de gigantes, milhares de candangos que para cá vieram e milagrosamente tiraram do papel o audacioso projeto de JK. Milhares de anônimos que literalmente ergueram Brasília e que aqui deixamos nossa admiração e respeito. Candangos (com muito orgulho) que com seu suor e garra ergueram as colunas de concreto que tornam a nossa cidade maravilhosa.

Leia a matéria completa


Brasília: passado presente e futuro no esporte

Brasília: passado presente e futuro no esporte

A nossa capital e o entorno produziram verdadeiros heróis de conquistas nacionais e internacionais. Todos os dias surgem novos talentos. Aqui, respiramos e transpiramos esporte e qualidade de vida!

Nosso compromisso é dar visibilidade ao setor que é composto por pessoas de todos os gêneros, idades, profissionais e empresas que geram renda e empregos diretos e indiretos, não só para a capital, mas para o entorno também.

Leia a matéria completa


Motores no Lago: no aniversário da cidade conheça uma Brasília vista por outro ângulo

Foto: Aurélio Araújo.

Brasília completa 61 anos de idade. Essa jovem senhora celebra seu aniversário mais uma vez com discrição exigida por uma pandemia que não permite aglomerações. E entre os diversos elementos que compõem a história da nova Capital, o Lago Paranoá é, sem dúvidas, um dos mais simbólicos.

Leia a matéria completa

     

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado