Menu
Política & Poder

Nise nega que tenha sugerido mudar bula da hidroxicloroquina

Declaração vai contra falas do presidente da Anvisa à CPI

Willian Matos

01/06/2021 12h08

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Durante sessão da CPI da Pandemia nesta terça-feira (1º), a médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi negou que tenha tentado, por meio de minuta, alterar a bula da hidroxicloroquina para indicar o medicamento contra a covid-19.

Perguntada por diversas vezes pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) se quem criou a minuta para alteração da bula, Nise respondeu que “não houve minuta de bula” e que não participou de “nenhuma minuta”. Renan se refere a uma reunião ocorrida em abril do ano passado, entre Nise e membros do Ministério da Saúde e da Anvisa.

O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, declarou no último dia 11 de maio que, durante a reunião, Nise sugeriu, sim, alterar a bula da hidroxicloroquina. “Quando houve uma proposta de uma pessoa física de fazer isso [alterar a bula de um medicamento], me causou uma reação um pouco mais brusca. Eu disse: ‘olha, não tem cabimento, isso não pode’. E a reunião, inclusive, nem durou muito mais depois disso”, citou Barra Torres, em depoimento à CPI.

Sobre a declaração, Nise rebateu: “Eu acho que ele deveria, então, apresentar a minuta, porque nesse momento não houve minuta de mudança de bula”. Depois, a médica disse acreditar que houve um equívoco por parte do presidente.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), sugeriu uma acareação entre a médica e o presidente da Anvisa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado