Menu
Brasília

Queiroga assina portaria e repassa R$ 20 mi em recursos ao ICTDF

O Secretário de Saúde do DF, General Pafiadache, também estava presente. Ele afirmou que o trabalho do ICTDF é essencial

Evellyn Luchetta

23/12/2021 15h10

Atualizada 24/12/2021 10h30

Foto: Reprodução/Facebook

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou de uma solenidade onde assinou a portaria de repasse de R$ 20 milhões ao Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), nesta quinta-feira (23).

Na oportunidade, o ministro disse que a saúde é essencial. “Quero agradecer à tudo que vocês fazem, tudo com que vocês contribuem. Hoje completa nove meses que eu assumi o ministério, e tenho trabalhado para melhorar o cenário da saúde do DF”, comemorou. Queiroga seguiu dizendo que a saúde é um dever de todos. “Todos os brasileiros devem defender o Sistema Único de Saúde”, disparou.

O Secretário de Saúde do DF, General Pafiadache, também estava presente. Ele afirmou que o trabalho do ICTDF é essencial. “O instituto é imprescindível pro DF, ele pode ser definindo em três palavras: coração, criança e transplante”, disse. Pafiadache seguiu dizendo que a secretaria, onde ele é titular, tem que proteger o local. “Nós temos que proteger o instituto, ele é extremamente importante para a sociedade”, afirmou.

A Ministra-Chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, também comemorou o repasse. “Nós fizemos diversas reuniões para tratar especificamente sobre esse assunto. Eu sou usuária e tenho um carinho muito grande pelo ICTDF, existem cirurgias que apenas o instituto realiza no DF. Eu sou testemunha disso, tenho muito carinho e comprometimento por eles”, declarou.

Arruda seguiu dizendo que seu pai sofreu um infarto e sua vida foi salva no ICTDF. “Nunca vi uma equipe tão maravilhosa com quem convivi na época, ele foi muito bem atendido, salvaram a vida dele”, contou.

O Instituto

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) é uma unidade de saúde contratada pela Secretaria de Saúde para realizar transplantes e cirurgias cardíacas em crianças e adultos. Ao todo, 90% dos procedimentos são feitos em pacientes do SUS.

Nos últimos cinco anos, a instituição respondeu por 85% das cirurgias cardíacas, 90% dos procedimentos de cateterismo adulto e 74% das angioplastias no DF. Na pediatria, foram 92% das cirurgias cardíacas e 100% do cateterismo pediátrico.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado