Menu
Brasília

PF mira organização que realizava empréstimos em nome de servidores públicos

Mais de 100 servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tiveram as suas contas pessoais acessadas indevidamente

Tereza Neuberger

07/11/2023 13h49

Foto: Polícia Federal/ Divulgação

A Polícia Federal cumpriu sete mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (07/11), contra uma organização criminosa especializada em realizar empréstimos consignados de forma fraudulenta em nome de servidores públicos em Santa Catarina. A ação da polícia foi denominada Operação Big Money, e faz relação aos altos valores movimentados pelos criminosos.

 

Mais de 100 servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tiveram as suas contas pessoais acessadas indevidamente, e sem que soubessem foram contraídos empréstimos no nome deles. De acordo com a PF, muitos servidores só souberam da fraude quando receberam o salário em um valor menor do que o usual.

 

Segundo as investigações, os autores estavam realizando golpes semelhantes com funcionários de outras instituições, como Auditores do Trabalho e médicos da UNIFESP. Foi constatado, ainda, que a organização criminosa estava lavando o produto do crime, por meio da compra de criptomoedas, veículos e imóveis de luxo, além do uso de empresas de fachada.

Os investigados devem responder pelos crimes de invasão de dispositivo eletrônico, estelionato qualificado, uso de documento falso, organização criminosa e lavagem de capitais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado