Menu
Brasília

Como agia a quadrilha que se passava por ministros de Lula para pedir Pix

A investigação durou cerca de 6 meses, os autores estão sendo investigados pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa

João Victor Rodrigues

07/11/2023 8h32

Foto: PCDF

Uma quadrilha de estelionatários que se passava por ministros do governo foi desmascarada após uma série de golpes sofisticados. Os criminosos convenciam as vítimas a realizar transferências financeiras, em nome de pessoas necessitadas, alegando que os ministros não poderiam fazer a transação diretamente devido a restrições de segurança. Prometiam, então, reembolsar a quantia após o pagamento ser efetuado.

Um dos incidentes envolveu um ministro que supostamente entrou em contato com o presidente de uma associação comercial no interior de São Paulo. Os golpistas alegaram que havia uma demanda urgente na cidade vizinha e que uma pessoa ligada ao ministro havia falecido lá. Pediram à associação que ajudasse a enviar recursos financeiros para a família, prometendo reembolsar o valor posteriormente.

O que chamou a atenção dos investigadores foi o fato de os criminosos estarem cientes da agenda das autoridades públicas pelas quais se passavam. No caso mencionado, o ministro teria tido um compromisso político naquela mesma região dias antes, e a associação comercial vítima teria participado desse encontro. A quadrilha utilizava essas informações para ganhar a confiança das vítimas e aumentar a credibilidade de seus golpes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado