Menu
Brasília

Ibaneis participa de café da manha com a Codese no Sinduscon

Governador Ibaneis Rocha participou de um café da manhã com diretoria, mantenedores e voluntários da Codese, no auditório do Sinduscon — DF

Redação Jornal de Brasília

01/06/2022 11h57

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Elisa Costa e Mariana Haun
[email protected]

Na manhã desta quarta-feira, 1°, o governador Ibaneis Rocha participou de um café da manhã com diretoria, mantenedores e voluntários das Câmaras Técnicas do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do DF, Codese, no auditório do Sinduscon — DF.

A Codese tem como objetivo central é participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno, a curto, médio e longo prazo.

“É uma alegria estar aqui de novo acompanhando esse trabalho importantíssimo para o DF. Foi apresentado no meu escritório um documento que nos deu oportunidade de aprimorar nosso plano de governo, de ter um debate amplo com toda a sociedade civil e representantes do Codese. Tenho a honra de dizer que grande parte do que nos foi apresentado, foi implementado e foi efetivamente cumprido durante o nosso mandato”, relatou Ibaneis em discurso.

Em discurso o governador afirmou que o trabalho realizado pela Codese é importantíssimo para o Distrito Federal, e que o conselho participou do aprimoramento de seu plano de governo para as eleições de 2018.

De acordo com o líder do Buriti, a parceria com o conselho tem auxiliado diversas pautas do governo, como o avanço na regularização de terras rurais, a criação de novos empreendimentos e a queda do desemprego. “Esse trabalho busca as raízes dentro de cada uma das regiões administrativas, busca as necessidades. […] Esse olhar que o Codese traz sobre a cidade, traz a amplitude para o trabalho que temos que realizar”, explicou.

Ibaneis também diz que o sucesso obtido nas realizações de seu governo é por conta da sintonia que o governo tem com o conselho, ao longo dos 3 anos e 6 meses de mandato.

Ibaneis argumenta que todos os candidatos ao governo do DF deveriam se inteirar das atividades do trabalho de Codese, para que a realização dos planos de governos sejam feitas a partir das ideias colocadas nas reuniões. “Isso nos possibilitou não afundar durante a pandemia, e os números revelam isso”, completou.

O mandatário se referia à mais recente Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF (PED-DF), que revelou uma queda na taxa de desemprego de 19,6% para 15,9% entre abril de 2021 e abril de 2022. O número não ficava abaixo de 16% desde o ano de 2016. Durante o encontro ainda foi divulgado o documento “O DF que a gente quer – Visão 2022-2040”, desenvolvido pelas Câmaras Técnicas, que inclui a participação da população candanga e será lançado em julho.

“O DF que a gente quer é uma metrópole verde, integrada, criativa e próspera, assim, teremos uma melhor qualidade de vida”, destacou o presidente do Codese, Leonardo Oliveira. “A gente tem um indicador para que os governantes possam trabalhar os itens nos quais estamos mal posicionados em relação a outros estados e cidades comparativas”. Criado em 2017, o conselho é composto por empresários, acadêmicos, técnicos e membros da comunidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado