Menu
Brasília

GDF anuncia o lançamento de sistema para acompanhamento de casos de covid-19 em escolas públicas

O anúncio veio dois dias após o SINPRO-DF afirmar que os casos de contaminação aumentaram em 335% em 16 dias

Redação Jornal de Brasília

03/09/2021 20h56

Foto: Adriano Machado

Gabriel de Sousa
redacao@grupojbr.com

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SEEDF) anunciou em uma nota enviada ao Jornal de Brasília nesta sexta-feira (3), que em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), está criando um sistema de acompanhamento dos casos de covid-19 na rede pública de ensino. Na quarta-feira (1º/9), o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF) afirmou que recebeu denúncias vindas de 61 escolas da capital, que registraram pelo menos uma pessoa infectada pelo vírus até aquela data.

Segundo o sindicato, um levantamento foi feito com os relatos enviados pelas escolas da rede de ensino público do DF. Os dados mostram que em apenas 16 dias, o número de instituições com casos de covid-19 aumentou em mais de 335%. Somente no dia 16 de agosto, 14 escolas registraram que pelo menos uma pessoa foi infectada pelo vírus.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SEEDF), o sistema de acompanhamento será implementado em breve, e o anúncio oficial com detalhes de como funcionarão esses métodos de pesquisa em conjunto com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), deve ser apresentado em uma coletiva de imprensa na semana que vem.

“Está em fase de ajuste o sistema criado pela Secretaria de Saúde onde serão registrados e acompanhados os casos de covid-19 na rede pública de ensino. A ferramenta de trabalho das secretarias de Saúde e de Educação será lançada em breve”, disse a pasta da Educação em nota.

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF) afirmou que está participando de um comitê de monitoramento do retorno às aulas presenciais junto com a Câmara Legislativa, o Conselho de Saúde, a Organização dos Advogados do Brasil (OAB) entre outras entidades. O sindicato relata que está realizando um constante apelo à categoria e aos gestores das escolas para que informem a sindicância.

De acordo com o Sindicato dos Professores do DF, deveria haver uma ampliação das testagens nas escolas em que são registrados casos confirmados da doença. “A Secretaria de Educação vem tendo muita resistência em colocar mais gente para fazer o teste, se limitando à apenas aqueles que manifestam sintomas. E isso é ruim, porque às vezes você tem uma sala de aula com um professor ou um aluno que testou positivo. O correto e mais seguro, seria testar todo mundo que estava convivendo com aquela pessoa, e isso não está acontecendo”, afirma o Sindicato.

O Sindicato diz que não pode afirmar que existirá condições de manter o retorno presencial caso o Governo do Distrito Federal não tome providências de controle da pandemia, em especial no combate à variante delta: “A escola acaba pode ser um foco e pode potencializar isso.”

O Sindicato dos Professores do DF disponibilizou uma lista com as escolas públicas da rede de ensino que registraram casos de covid-19 entre o dia 2 de agosto até o dia 1° de setembro de 2021

1 – Jardim Infância 308 Sul
2 – CEI 416 Santa Maria
3 – CEI 08 Taguatinga
4 – CEI 307 de Samambaia
5 – EC 102 Sul Plano Piloto
6 – CED 02 RF 1
7 – EC 415 Samambaia
8 – EC 100 Santa Maria
9 – EC 308 Sul do Plano Piloto
10 – EC 55 de Taguatinga
11 – EC 121 Samambaia
12 – CAIC UNESCO São Sebastião
13 – CAIC Walter José de Moura de Taguatinga
14 – CAIC Bernardo Sayão Ceilândia
15 – CAIC Paranoá
16 – Escola Classe 305 Sul
17 – CAIC de Sobradinho II
18 – Cei 04 de Taguatinga
19 – JI 108 Sul
20 – CEI Galvão
21 – EC 13 de Ceilândia
22 – CED Myrian Ervilha
Recanto da emas
23 – CAIC Helena Reis
24 – CED AGROURBANO
25 – EC 38 Ceilândia
26 – CEF 507 de Samambaia
27 – EP 308 Sul
28 – CEF 312 de Samambaia
29 – EC RCG do Plano Piloto
30- EC 410 de Samambaia
31- CED São Bartolomeu de São Sebastião
32- EC 218 Santa Maria
33 – CEF 214 sul
34 – CEF 102 Norte
35- CED Vargem Bonita
36 – EC 115 Norte
37- CEF 410 Norte
38- EC 203 Santa Maria
39 – CEMUB – Centro de Ensino Médio Urso Branco
40 – CED Queima Lençol de Sobradinho
41 – CEF 206 Recanto das Emas
42 – CEF 08 Guará
43 – CED 01 RF 2
44 – CEF 14 Ceilândia
45 – CEMI Gama
46 – EC 43 Ceilândia
47 – EC 08 Guará
48 – Colégio da Polícia Militar CEd 01 da Estrutural
49- CEF 11 de Taguatinga
50 – CEAN
51 – CEMAB
52- CILG Guará
53 – E. C 01 de Brazlândia
54 – CEM 414 de Samambaia
55 – EC 510 Recanto das Emas
56 – EC 304 Norte (PP)
57- CAIC Assis Chatreaubriand de Planaltina
58- CEF 16 de Taguatinga comunicou agora que a escola tem dois casos confirmados
59- EC 405 norte PP
60- CEMJK – Candangolândia
61 – CEIC – Candangolândia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado