Menu
Brasília

DF completa 24 anos de respeito ao pedestre na faixa

Detran vai realizar campanha educativa durante o mês de abril, como o slogan “Quem dirige para. O pedestre usa”

Redação Jornal de Brasília

01/04/2021 13h21

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O Distrito Federal chegou, nesta quinta-feira (1º), a 24 anos de respeito ao pedestre na faixa. Isto é, há 24 anos, implantava-se a cultura de sempre parar para o pedestre atravessar na faixa.

Desde 1997, quando Brasília se consolidou como a capital da travessia segura na faixa, o número de pedestres mortos tem reduzido significativamente, informa o Departamento de Trânsito (Detran-DF). Naquele ano, já houve uma redução de 24% no número de pedestres mortos (202) em relação ao ano anterior (266). De lá para cá, mesmo com uma frota de tamanho triplicado, saltando de 605 mil veículos em 1996 para 1.870.203 veículos em 2020, o número de pedestres que perderam a vida no trânsito do DF reduziu 83,4%, caindo de 266 para 44 mortes por atropelamento.

Apenas um dos óbitos ocorreu em acidente durante a travessia na faixa. Os outros 43 pedestres mortos em 2020 foram atropelados quando realizavam a travessia fora da faixa. Em 2020, registrou-se uma redução de 49% de pedestres mortos em relação a 2019, quando 86 pessoas morreram atropeladas nas vias do DF.

Para o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, “a redução do número de pedestres mortos nesses 24 anos foi muito significativa e justifica o empenho de todos – governo e sociedade – para que haja cada vez mais respeito ao pedestre na faixa, por parte do condutor, e utilização desse equipamento de segurança, por parte dos pedestres”.

Campanha

Durante esses 24 anos, os motoristas criaram o hábito de dar passagem ao pedestre que, por sua vez, conquistou a garantia de uma travessia segura nas vias do Distrito Federal. Para reforçar esse hábito, o Detran vai realizar campanha educativa na mídia, nas redes sociais e em pontos de visualização, durante o mês de abril, como o slogan “Quem dirige para. O pedestre usa”. O objetivo é relembrar os condutores sobre a preferência de travessia do pedestre e incentivar os pedestres a realizarem a travessia sempre na faixa. Com informações do Detran-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado