Menu
Brasília

DF: UTIs seguem acima dos 97% de ocupação

Até o momento da publicação desta reportagem, 329 pessoas aguardam leito de UTI na capital

Redação Jornal de Brasília

01/04/2021 9h43

MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Catarina Lima, Guilherme Gomes e Willian Mattos
[email protected]

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos com Covid está em 97,94% nos hospitais públicos do Distrito Federal. De acordo com a última atualização do InfoSaúde-DF, feita às 8h10 desta quinta-feira (1º), quatorze leitos estão vagos, mas apenas oito deles são para pacientes adultos.

Na rede privada de saúde, o índice segue em alta e consegue ser pior. Os hospitais particulares do DF estão com a taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos com Covid em 99,77%. Isso porque só um leito está vago. Até o momento da publicação desta reportagem, 329 pessoas aguardam leito de UTI na capital.

Decisão da Justiça Federal cai, e comércio não terá de fechar

O Governo do Distrito Federal (GDF) conseguiu reverter a decisão da 3ª Vara Federal Cível do DF de fechar novamente o comércio na capital. Com isso, os estabelecimentos que reabriram na última segunda-feira (29) não terão de fechar as portas.

Sendo assim, shoppings, feiras, salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes, comércio de rua, clubes recreativos e cinema e teatro seguem em funcionamento com o horário reduzido:

  • Comércio de rua: das 11h às 20h
  • Shopping e centros comerciais: das 13h às 21h
  • Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos: das 10h às 19h
  • Academias: das 6h às 21h
  • Bares e restaurantes: das 11h às 19h
  • A decisão da Justiça obrigava o GDF a fechar, nesta quinta-feira (1º), tudo que reabriu na segunda (29). A juíza Kátia Balbino entendeu que a alta de casos de covid-19 e a taxa de ocupação das redes pública e privada não permitiam o governo a retomar os setores, uma vez que a reabertura implica na disseminação do vírus.

A magistrada havia determinado ainda que a reabertura só poderia ocorrer quando os leitos de UTI da rede pública estivessem com ocupação entre 80 e 85%, pelo menos. Hoje, ambos passam de 97% para covid. Além disso, a fila de pessoas que esperam por um leito tem que cair para menos de 100 cidadãos. A lista tem 329 pacientes atualmente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado