Menu
Brasília

92% dos óbitos por covid foram de não vacinados

“Na medida em que temos esse número, fica injustificável o indivíduo não querer se vacinar”, afirma o subsecretário Divino Valero

Geovanna Bispo

20/11/2021 10h24

Dos quase 11 mil óbitos causados por complicações da covid-19 no Distrito Federal, 92,2% foram pessoas que não haviam iniciado ou completado o esquema vacinal contra o vírus. Os dados são da Secretaria de Saúde. “Na medida que temos um número como esse, que demonstra que as pessoas não vacinadas correm um risco letal e que a vacina é a melhor forma de se evitar essa doença, fica injustificável o indivíduo não querer se vacinar”, afirma o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Vale lembrar que, até o início da vacinação contra o vírus, em 1° de fevereiro deste ano, o DF já havia registrado 4.564 óbitos, ou seja, todos esses eram não vacinados.

De acordo com os dados, até 16 de novembro foram 10.969 óbitos de covid-19 no DF, desses, 858 envolveram pessoas com 14 dias ou mais de intervalo entre a segunda dose (ou dose única) e a data do óbito. “A vacinação mostrou-se eficiente para os casos graves em todos os sentidos, seja qual for o laboratório fabricante da vacina. E é imprescindível que a população venha se vacinar. É imprescindível a atualização dos cartões de vacina e o acompanhamento das datas para a proteção da sociedade”, disse o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

Em 6 de abril, por exemplo, a média diária de óbitos chegou a 89 e havia 400 leitos de UTI ocupados, enquanto 10,41% da população havia recebido a primeira dose e 2,96%, a segunda ou a dose de reforço. Em 10 de novembro, a média de óbitos ficou em 5, enquanto 35 leitos de UTI estavam ocupados. Nesta data, o DF chegou a 74,17% da população com a primeira dose e 58,69% com a imunização completa, além de já ter sido iniciada a aplicação da dose adicional nos imunossuprimidos e da dose de reforço nos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde.

“É lógico que temos variáveis que também precisam ser consideradas, como a sazonalidade e as variantes, mas, sem sombra de dúvidas, nós temos a imunização da população como principal fator. É mais uma prova, e agora uma prova gráfica, para mostrar com números, com dados, com informações de qualidade, o quanto é importante a gente se vacinar e quanto está sendo um ato de contenção da pandemia no Brasil e, aqui em destaque, no Distrito Federal”, finalizou Fernando Erick Damasceno.

Dia D

Hoje se inicia o chamado “Dia D”, dia em que a Secretaria da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, realizará a busca ativa dos não vacinados no Distrito Federal. Atualmente, mais de 247 mil não tomaram a primeira dose das vacinas contra a covid-19 e mais de 750 mil não retornaram aos postos para a segunda.

Segundo o subsecretário Valero, a expectativa é que o maior número de pessoas sejam imunizadas. “Qualquer dose que a comunidade precise, nós estaremos aptos”, informou. Inicialmente, os postos aplicariam apenas primeiras doses, porém com a alta procura, segundas doses e de reforço também estão disponíveis.

Tal busca ativa da secretaria está sendo realizada em pontos específicos de alta rotatividade de pessoas, como feiras populares e a Rodoviária do Plano Piloto. Ao todo são mais de 20 pontos, entre postos tradicionais e as feiras, que irão funcionar de 9h às 17h. Veja os pontos:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado