Menu
Saúde

Inverno: pacientes em tratamento de câncer devem ter mais cuidado com a saúde nesse período

À quimioterapia, por exemplo, está associada à enjôos, vômitos e os medicamentos quimioterápicos costumam reduzir a imunidade

Redação Jornal de Brasília

03/07/2023 14h12

Foto: Divulgação

A chegada da estação mais fria do ano requer cuidados extras com a saúde, especialmente para os pacientes que fazem tratamento de câncer. As temperaturas mais baixas típicas desse período aumentam o risco de infecções respiratórias o que deixa os pacientes oncológicos ainda mais suscetíveis já que o tratamento em si tende a diminuir a imunidade.

Além disso, alguns efeitos colaterais do tratamento já são conhecidos. À quimioterapia, por exemplo, está associada à enjôos, vômitos e os medicamentos quimioterápicos costumam reduzir a imunidade, e com isso aumentam as chances de contrair gripe, resfriados e outras infecções respiratórias.

De acordo com a oncologista da Oncoclínicas, em Brasília, Andreza Souto, alguns tipos de quimioterápicos também costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando nos pacientes a sensação de formigamento ou choque, principalmente nas extremidades (mãos e pés), devido aos medicamentos que podem causar pequenas modificações nas fibras nervosas periféricas, o que os médicos chamam de neuropatia periférica.

“O mais importante é a prevenção, mas as infecções respiratórias como resfriados e sinusite devem ser monitoradas. Algumas medidas também são importantes como: lavar sempre as mãos, evitar contato direto com pessoas que estejam com sintomas gripais como febre ou tosse produtiva, evitar ambientes fechados ou climatizados e nunca esquecer que se estiver em tratamento quimioterápico e apresentar febre, seu médico deve ser comunicado imediatamente”, ressalta a oncologista.

A vacinação contra a gripe é outra forma de proteção importante, já que os pacientes que fazem quimioterapia possuem maior risco de contrair a Influenza e de apresentar infecções bacterianas associadas. A oncologista afirma que a vacina contra a gripe é segura e pode ser feita em pacientes em tratamento oncológico, já que é feita de vírus morto, sem a capacidade de desenvolver a doença, porém é sempre recomendado consultar o médico responsável pelo tratamento.

Em relação aos sintomas de formigamento e choques, alguns cuidados simples podem ajudar a passar melhor pelo inverno, como manter-se bem aquecido, usar luvas e meias para manter as mãos e pés aquecidos, usar toucas ou gorros de lã, principalmente se houver queda de cabelo, consumir bebidas quentes como chás e café, evitar a ingestão de líquidos gelados e reduzir o contato com objetos frios (como pegar objetos na geladeira ou congelador). Essas medidas podem ajudar a minimizar o desconforto.

Por fim, nunca se esquecer do protetor solar. “Durante o frio, a pele fica menos exposta, porém não totalmente protegida dos raios solares e com a quimioterapia a pele já fica mais sensível. É importante também reforçar a hidratação de pele e tomar bastante água”, finaliza Andreza Souto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado