Menu
Saúde

Após 26 anos, mulheres passam a ter direito de laqueadura sem consentimento do parceiro

Assim, fica eliminada a parte que exige o consentimento do parceiro ou vice-versa, e também diminui de 25 para 21 anos a idade mínima

Redação Jornal de Brasília

05/04/2022 16h13

Arte: Tamires Rodrigues

Brenna Farias e Tamires Rodrigues
(Jornal de Brasília / Agência de Notícias CEUB)

Há 26 anos, as mulheres precisavam do consentimento do parceiro do parceiro para fazer algum tipo de procedimento de esterilização voluntária, como a laqueadura. Além da burocracia que elas enfrentavam, como listas de espera e falta de atendimento, as mulheres ainda precisavam enfrentar a opinião pública. Mas, no Dia Internacional da Mulher, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que retira essa obrigação do consentimento entre marido e mulher para realizar o procedimento. A matéria agora será votada pelo Senado.

Com esse novo projeto, fica eliminada a parte que exige o consentimento do parceiro ou vice-versa, e também diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a esterilização voluntária.

Em 1996 foi criada no Brasil a lei que projetava políticas do planejamento da família, que consistia em quem poderia realizar a cirurgia para ligar as trompas (laqueadura) ou vasectomia. Entre um dos vários requisitos para realizar o procedimento era necessário o consentimento expresso do “cônjuge”, ter mais de 25 anos ou ter no mínimo 2 filhos vivos.

A representante do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), Sandra Lia Leda Bazzo considera que a demora na atualização da lei se deve a aspectos culturais patriarcais que negam às mulheres direitos sexuais e reprodutivos. “São concepções fortemente marcadas pelo preconceito e discriminação de gênero, que se perpetuam e se retroalimentam em práticas sociais generalizadas que retiram das mulheres sua autonomia reprodutiva e impactam significativamente naquelas mais vulnerabilizadas: as negras, pobres e periféricas, que contraditoriamente também são alvos das esterilizações forçadas”, pontua.

Conhecimento do direito de esterilização

Mesmo com as atuais mudanças, ainda existem mulheres que não conhecem o procedimento ou que sequer ouviram falar dessa possibilidade . Para a ginecologista e especialista em cirurgia ginecológica Karla Amaral, existem alguns motivos para isso. “Eu sinto que tem uma resistência, que é até justificável, hoje em dia existem vários outros métodos que são igualmente eficazes com menos efeitos colaterais e com menos risco, pois se trata de uma cirurgia. Acredito também que eles [o poder público] têm medo do arrependimento das mulheres e, por isso, buscam minimizar estratégias de marketing”, explica.

A médica ginecologista ainda conta que as principais mulheres que buscam conhecer sobre a cirurgia são as mais jovens entre 25 a 30 anos. “ Elas estão mais abertas e mais certas de suas decisões. Estão mais prontas para buscarem ajuda caso necessário.”

Orientação

A Secretaria de Saúde informou que o primeiro passo para o procedimento de laqueadura na rede pública e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) consiste em palestras para orientação sobre os outros métodos contraceptivos, que são reversíveis. Mesmo o paciente que deseja continuar com o processo ainda precisará esperar 60 dias para caso queira mudar de ideia. No atual momento, sem a necessidade do consentimento do parceiro, eles ainda indicam dividir a vontade com o cônjuge.

Após a decisão final de dar continuidade à esterilização e completo o processo dos 60 dias, o paciente é inserido na fila da regulação, pois trata-se de uma cirurgia eletiva. Pacientes classificados com algum risco ou que tenham indicação médica de urgência são prioritários. Atualmente, fila de laqueadura conta com 138 solicitações.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado