Menu
Política & Poder

PF cumpre mandados em endereços ligados ao presidente do PSL, Luciano Bivar

Investigações apuram suposto desvio do fundo partidário destinado a campanhas de candidatas mulheres. Partido teria feito uso do dinheiro de forma fraudulenta

Willian Matos

15/10/2019 7h22

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Willian Matos
[email protected]

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça-feira (15), nove mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao presidente do PSL, Luciano Bivar. A operação Guinhol investiga recursos destinados às candidaturas de mulheres. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Permanbuco (TRE-PE), representantes do partido teriam ocultado e disfarçado informações acerca de recursos financeiros vindos do fundo partidário.

As investigações que apuram a possível prática dos crimes eleitorais dão conta que 30% dos valores do fundo partidário deveriam ter sido empregados na campanha das candidatas mulheres, mas tais valores foram aplicados de forma fictícia, sendo, na verdade, desviados para livre uso do partido.

O nome da Operação Guinhol faz referência a um marionete, personagem do teatro de fantoches criado no Século XIX diante da possibilidade de candidatas terem sido utilizadas exclusivamente para movimentar transações financeiras escusas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado