Menu
Política & Poder

Ministério autoriza dose de reforço para população adulta

Queiroga anunciou a medida e disse que tomou como base estudos encomendados sobre a dose adicional

Willian Matos

16/11/2021 10h57

O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira (16) que será autorizada a aplicação da dose de reforço de vacina contra a covid-19 para toda a população maior de 18 anos. Antes, a dose era voltada apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Pessoas com mais de 18 anos poderão receber a dose de reforço cinco meses após a aplicação da segunda dose. O ministro Marcelo Queiroga fez o anúncio da ampliação e disse que a pasta se baseou em estudos científicos encomendados para tomar a decisão.

“Graças às informações que temos advindas dos estudos científicos de efetividade realizados em parceria com a Fiocruz, e de um estudo que encomendamos em parceria com a Oxford para a avaliação da aplicação da terceira dose, que já temos dados preliminares, nós decidimos ampliar essa dose adicional para todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado essa segunda dose há mais de cinco meses”, declarou. Queiroga assegura que há doses suficientes para esta ampliação.

O ministro também se mostrou preocupado em evitar nova onda de casos de covid no Brasil. “Nós já temos uma das campanhas de vacinação mais importantes do mundo, ultrapassamos os EUA em relação ao percentual da população completamente imunizada. Mas, temos que avançar ainda mais para que não aconteça, por exemplo, o que esta acontecendo em alguns países da Europa onde observamos aumento de casos”, afirmou.

Janssen

Queiroga explicou que quem tomou o imunizante da Janssen, que prevê dose única, também receberá dose de reforço. Contudo, segundo o ministro, cientistas têm apontado que a Janssen precisa, sim, da segunda dose, dois meses após a aplicação da D1. Desta forma, a segunda dose precisará ser especificamente do mesmo fabricante. Somente a partir daí os cidadãos imunizados com esta vacina receberão a dose de reforço.

“Esses que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante. Como nós já temos quantitativos, não vai ser um esforço muito grande. E lá na frente, a sequencia é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço preferencialmente com uma vacina diferente”, explicou. Na semana passada, o Brasil recebeu um lote de 1 milhão de vacinas deste imunizante.

População

O Ministério estima que há 12,4 milhões de pessoas (12.471.432) aptas a tomar a dose de reforço já em novembro deste ano. Veja o gráfico:

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

O cálculo do Ministério prevê ainda que toda a população maior de 18 anos seja vacinada até maio de 2022, podendo se estender até julho devido a atrasos. Veja:

Região Norte

Queiroga mencionou ainda o Norte do país e disse que o Ministério tem “atenção especial” à região. “É uma região geograficamente desafiadora”, comentou o ministro, assumindo que os nortistas passaram por “problemas sérios” durante a pandemia. “Estamos trabalhando para reforçar a cobertura vacinal dessa importante região do país”, promete.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado