Menu
Política & Poder

Marconny comemorou aniversário em camarote de Jair Renan Bolsonaro

Depoente diz ter relação apenas de amizade com Renan. Filho de Bolsonaro teve auxílio de Marconny para abrir empresa

Willian Matos

15/09/2021 11h52

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O empresário Marconny Albernaz de Faria depõe à CPI da Pandemia nesta quarta-feira (15). Marconny é apontado como lobista que tentou facilitar as negociações entre a empresa Precisa Medicamentos e o Ministério da Saúde para compra da vacina indiana Covaxin. O depoente foi perguntado sobre a relação com Jair Renan Bolsonaro.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) trouxe à tona o fato de Marconny ter comemorado um de seus aniversários no Estádio Nacional Mané Garrincha, no camarote pertencente a Jair Renan, o “Filho 04” do presidente Jair Bolsonaro.

Marconny afirmou que conhece Renan há cerca de dois anos, mas negou ter outro tipo de relação com o jovem. O depoente disse ainda que a comemoração não ocorreu durante a pandemia de covid-19, dando a entender que a festa foi realizada em dezembro de 2019.

O vice-presidente Randolfe Rodrigues (Rede-AP) relembrou uma das conversas contidas no celular de Marconny, obtidas pela CPI através de quebra de sigilo. “Quando tinha festas no seu condomínio e o síndico reclamava, o senhor dizia várias vezes o seguinte: ‘É só o filho do presidente vir aqui que esse síndico faz reclamações. Parece até petista’. Só para relembrar o senhor do que está no seu celular”, citou Randolfe.

O presidente Omar Aziz (PSD-AM) questionou: “O que os petistas têm a ver com isso”. “Pergunte a ele, presidente”, responderam senadores. “Eu, não”, finalizou Aziz.

Marconny teria ajudado Renan

A relação entre Marconny e Renan seria profissional. O filho de Bolsonaro teve ajuda do lobista para abrir uma empresa, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, em setembro de 2020. Ele confirmou que apresentou Renan a um amigo que é advogado tributarista.

O telefone da Bolsonaro Jr Eventos e Mídia registrado na Receita Federal é o mesmo do escritório do advogado William de Araújo Falcomer dos Santos. Este advogado defende Marconny perante a CPI da Pandemia.

“Muito claramente ao longo do depoimento a gente está tentando dificuldade de compreender qual a atividade exercida pelo senhor Marconny”, declarou Alessandro. Isso porque o depoente se diz advogado, mas que não possui mais inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado