Menu
Política & Poder

Dr. Luizinho fala em projeto voltado para jovens órfãos de vítimas da covid

“Em 20 anos, nós ainda sofreremos sequelas da covid, sejam elas psicológicas, sejam elas econômicas”, afirmou o deputado. “É fundamental olhar para essas crianças e adolescentes”

Willian Matos

14/04/2021 11h52

Foto: Câmara dos Deputados

O deputado Dr. Luizinho (PP-RJ) falou nesta quarta-feira (14) sobre a elaboração de um projeto voltado para crianças e adolescentes que perderam pais e/ou responsáveis para a covid-19. Luizinho representou o presidente da Câmara, Arthur Lira, na reunião do comitê do governo federal de combate à doença.

Dr. Luizinho, estima que há “cerca de 50 mil jovens” órfãos de pessoas que faleceram em decorrência do novo coronavírus. “O Brasil, infelizmente, pelo número de óbitos, nós temos aí cerca de 50 mil jovens — crianças e adolescentes — órfãos de pessoas que faleceram vítimas da covid, desde os seus pais até os seus avós, que, na grande maioria, são a renda de família”, comentou o deputado.

“Nós precisamos criar um programa efetivo de acolhimento a essas crianças e adolescentes”, cravou. “Em 20 anos, nós ainda sofreremos sequelas da covid, sejam elas psicológicas, sejam elas econômicas. Então, é fundamental olhar para essas crianças e adolescentes.”

Carteira online de vacinação

Luizinho também falou que a Câmara planeja criar uma espécie de carteira online de vacinação. Na visão do deputado, o app seria útil “para que a gente acabe com esse delay e essa discussão” sobre os números de doses enviadas aos estados e municípios e o número de doses aplicadas por estes estados. Há discussões sobre algumas unidades da federação estar recebendo menos doses que outras; existe também questões sobre um estado receber doses e não aplicar devidamente.

Para Luizinho, o problema está diretamente ligado a um atraso nas informações. “O nosso sistema de informação infelizmente é muito ruim. Entre a dose aplicada e a dose informada, nós temos um delay de quase 15 dias […], o que dá à população uma insegurança do número de doses que efetivamente estão sendo aplicadas”, comentou o deputado.

A ideia inicial é que o próprio profissional de saúde que esteja aplicando a vacina utilize o app para confirmar a utilização da dose. A carteira de vacinação online também serviria para o cidadão vacinado. “Vamos acabar com essa distorção e, ao gerar isso, vamos gerar também o passaporte verde da imunidade, que hoje diversos países já estão pedindo.”

O projeto deve ser votado na Câmara dos Deputados na semana que vem, afirmou o deputado. Se aprovado, seguirá para o Senado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado