Menu
Mundo

Ex-policial que atacou a creche na Tailândia tinha problemas com drogas

Além de matar crianças e funcionários da creche, o ex-policial também matou sua esposa e filho antes de se suicidar

Camila Bairros

06/10/2022 11h41

Foto: AFP

Nesta quinta-feira (6), um homem atacou uma creche na região norte da Tailândia, matando 35 pessoas, dentre elas, 22 crianças. Saindo do local, ele assassinou sua mulher e filho antes de se suicidar, um dos maiores massacres já registrados no país.

O autor do ataque foi identificado como Panya Khamrab, um ex-policial de 34 anos, que entrou armado no local por volta das 12h30 (3h30 de Brasília) com um fuzil, uma pistola e uma faca.

A diretora do centro educacional, onde estudavam crianças com idades entre dois e três anos, disse que o criminoso derrubou a porta da frente com o pé, entrou e cortou a cabeça dos alunos com a faca. Ao sair da creche, onde matou também funcionários, acabou atropelando quem estava ao redor. A estimativa é que sejam 12 feridos, três em estado grave.

O criminoso foi demitido do posto de tenente-coronel da polícia no ano passado por um problema relacionado ao uso de drogas. Segundo o chefe de polícia nacional, Damrongsak Kittiprapat, seu julgamento aconteceria nessa sexta-feira (7).

A arma usada no crime foi adquirida de forma legal. O corpo de Panya Khamrab passará por exames para determinar se ele estava sob o uso de drogas no momento do ataque.

Outros casos

A Tailândia é um dos países no mundo com maior número de armas em circulação, mas ataques como o desta quinta-feira são raros. Em 2020, um oficial do exército atacou um centro comercial de Nakhon Rachasima, no interior do país, e matou 29 pessoas.

O atirador, 31 anos, foi morto pelas forças de segurança após uma perseguição de quase 17 horas. Ele cometeu o massacre depois de discutir com um oficial superior.

Em setembro deste ano, um sargento matou dois oficiais do exército em um tiroteio em um centro de treinamento militar em Bangkok.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado