Menu
Mundo

EUA anunciam sanções a envolvidos em contrabando de petróleo ligado ao Irã

“O IRGC-QF está usando as receitas das vendas de petróleo do Irã para financiar suas atividades malignas às custas do povo iraniano”, diz

Redação Jornal de Brasília

13/08/2021 12h42

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (13) sanções a indivíduos e empresas envolvidos em uma rede internacional de contrabando de petróleo que supostamente apoiaria a Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC-QF, na sigla em inglês).

“O IRGC-QF está usando as receitas das vendas de petróleo do Irã para financiar suas atividades malignas às custas do povo iraniano”, diz a diretora do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, Andrea Gacki, em uma nota divulgada pelo Departamento do Tesouro. “Essas vendas dependem de intermediários estrangeiros importantes para ocultar o envolvimento do IRGC-QF, e o Tesouro continuará a interromper e expor qualquer pessoa que apoie esses esforços.”

O principal alvo das sanções é a corretora Mahmood Rashid Amur Al Habsi, que, segundo os EUA, usou várias empresas para facilitar os embarques de petróleo iraniano para clientes estrangeiros.

Na prática, a decisão significa que todas as propriedades e bens das empresas e indivíduos envolvidos no esquema sujeitos à jurisdição dos EUA serão bloqueados. Além disso, instituições financeiras estrangeiras que facilitarem transações para os alvos das sanções também podem perder acesso ao sistema financeiro americano.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado