Menu
Economia

Risco de concentração no mercado dos criptoativos preocupa, diz Campos Neto

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a concentração de custódia está entre suas preocupações na regulação de criptoativos

FolhaPress

12/08/2022 12h07

O Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa do programa A Voz do Brasil.

Nathalia Garcia
Brasília, DF

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (12) que a concentração de custódia e o risco de concentração transacional estão entre suas preocupações na regulação do mercado de criptoativos no Brasil.

“Tenho uma preocupação grande com a concentração de custódia. Hoje, a gente tem 80% dos criptoativos custodiados mais ou menos em quatro empresas”, afirmou.

“Eu também me preocupo com o risco de concentração transacional, que é você ter uma ou duas plataformas com 20%, 30% do mercado. Esse é um ponto, sim, que o regulador deve se preocupar em vez de pensar se as pessoas perderam dinheiro”, continuou Campos Neto em evento sobre o futuro da regulamentação dos criptoativos no Brasil, em Brasília.

O presidente do Banco Central considera que “talvez seja um erro” o regulador “entrar com a mão pesada” na regulamentação dos criptoativos e afirma que o Brasil deve seguir um caminho diferente de outros países. Para ele, os argumentos para isso “não são bons”.

“Participo dos fóruns, [ouço que] a gente tem de regular isso de forma muito forte porque as pessoas perderam muito dinheiro agora. Primeiro, não é bem verdade isso. É verdade que teve uma grande queda no valor”, exemplificou.

Para Campos Neto, a transparência será “chave” no processo, seja na forma como os criptoativos são negociados, criados e transacionados. Segundo ele, esse será o caminho da regulação que será feita no Brasil.

O projeto de lei que impõe regras ao mercado de criptoativos foi aprovado em abril de maneira simbólica no Senado e aguarda análise na Câmara dos Deputados, antes de ir à sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em julho, o deputado Expedito Netto (PSD-RO), relator da proposta na Câmara, apresentou parecer rejeitando as principais modificações aprovadas pelo Senado. A votação em plenário pode ficar para depois das eleições.

A proposta vem sendo chamada por alguns parlamentares como “marco regulatório das criptomoedas”, por estabelecer diretrizes para operações financeiras realizadas com criptoativos em território nacional.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado