Menu
Política & Poder

Sanders articula nos EUA resolução em defesa da democracia no Brasil

Bernie Sanders, senador dos EUA, disse articular a aprovação de uma resolução no Senado em apoio a eleições e à democracia no Brasil

FolhaPress

12/08/2022 11h31

Democratic presidential hopeful Vermont Senator Bernie Sanders arrives to speak at a Primary Night event at the SNHU Field House in Manchester, New Hampshire on February 11, 2020. – Bernie Sanders won New Hampshire’s crucial Democratic primary, beating moderate rivals Pete Buttigieg and Amy Klobuchar in the race to challenge President Donald Trump for the White House, US networks projected. (Photo by TIMOTHY A. CLARY / AFP)

Bernie Sanders, senador dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, disse articular a aprovação de uma resolução no Senado americano em apoio a eleições “livres e justas” e à democracia no Brasil -que pediria também o rompimento das relações institucionais dos países caso houvesse algum golpe.

Legalmente, a resolução, chamada em inglês de Sense of the Senate [Entendimento do Senado, em tradução livre], não tem nenhum efeito prático de lei e seria apenas uma maneira de demonstrar o posicionamento da casa em relação às eleições brasileiras.

Em entrevista ao portal Politico, Sanders -que disputou as primárias democratas à presidência dos EUA com Joe Biden- afirmou que “é importante que o povo do Brasil saiba que estamos do lado deles, do lado da democracia, e que podemos ir adiante”.

As preocupações do senador envolvem ataques recentes do presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas, bem como falas afirmando que “apenas Deus” poderia tirá-lo do poder.

“Seria inaceitável que os Estados Unidos reconhecessem e trabalhassem com um governo que realmente perdeu a eleição. Seria um desastre para o povo brasileiro, e enviaria uma mensagem horrível ao mundo inteiro sobre a força da democracia”, disse o senador.

Bernie Sanders ressaltou que a resolução não prevê preferências no resultado do pleito e pediria apenas que a vontade popular fosse respeitada. Segundo ele, outros senadores democratas já demonstraram interesse em votar pela aprovação da medida após o retorno do recesso parlamentar, em agosto; ainda não há o mesmo apoio de republicanos.

De acordo com as regras do Senado dos EUA, o Sense of the Senate requer aprovação apenas de uma das comissões da casa, e não do plenário.

Sanders teria demonstrado interesse em acompanhar o resultado das eleições no Brasil após a visita de um grupo da sociedade civil brasileira ao seu escritório. O grupo pediu suporte internacional à democracia brasileira, diz o Politico, que conversou com uma das lideranças.

Recentemente, o governo de Joe Biden afirmou que as urnas eletrônicas do Brasil “servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”, declaração suscitada pela apresentação de Bolsonaro a embaixadores que apresentou teorias falsas sobre o sistema eleitoral.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado