Menu
Brasil

Cresce o número de divórcios durante a pandemia no Brasil

Psicóloga explica que as relações precisam ter mais cuidado e a falta de diálogo é um dos principais motivos para a separação

Redação Jornal de Brasília

22/02/2021 17h19

Foto: divulgação/freepik

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, tivemos que nos reinventar dentro de casa e acabamos aprendendo vários ensinamentos. A convivência familiar, apesar de estreitar os laços entre os entes, também trouxe muita divergência. Muitas relações conjugais sofreram desgaste e os divórcios subiram.

De acordo com o levantamento do Colégio Notarial do Brasil, entre maio e julho de 2020 houve um crescimento de 54% nos divórcios. O número de separações saltou de 4.661 para 7.213.

O diálogo é muito importante e a falta dele é um dos principais motivos que levam os casais a terminarem a relação principalmente nesse momento de muita insegurança, estresse e ansiedade com a pandemia. “Apesar de estarem mais em casa, vimos que eles estão mais sem paciência, procurando fazer coisas separadas, é preciso que eles se reconectem nesse momento, conversem, exponham suas angústias, suas fragilidades”, explica Andréa Chaves.

“Outro ponto importante é que, apesar da correria do dia a dia com trabalho, filhos, afazeres domésticos, eles tenham tempo de ter um momento de intimidade, de cumplicidade. “Que tal cozinharem juntos, praticarem um esporte no fim de semana juntos? Fugir um pouco da rotina sempre ajuda os casais a renovarem mais o ânimo dentro da relação”, explica a especialista.

Terapia em casal

Para quem está passando por problemas no casamento, procurar ajuda especializada é uma opção. “Atendo muitos casais que estavam a um passo do divórcio e repensaram após a terapia juntos, discutindo e trazendo o que estavam passando na relação”, conclui a psicóloga.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado