Menu
Brasil

Começa nesta semana a produção da vacina brasileira, a ButanVac

Dimas Covas fez a declaração durante uma entrevista à rádio “CBN”. Na última sexta-feira, O Butantan pediu à Anvisa para iniciar os testes em humanos

Redação Jornal de Brasília

27/04/2021 9h44

MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Na manhã desta terça-feira (27), o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que o instituto deve começar a produzir o próprio imunizante, a ButanVac, nesta semana.

Dimas Covas fez a declaração durante uma entrevista à rádio “CBN”. Na última sexta-feira, O Butantan pediu à Anvisa para iniciar os testes em humanos. Os estudos preliminares com 1,8 mil voluntários irão avaliar a segurança, qualidade e eficácia do imunizante.

“A vacina começa a ser produzida no Butantan em larga escala ainda neste mês de abril. Existe uma fábrica pronta para isso, com grande capacidade. Vamos produzir um grande volume de doses dessa vacina, aguardando os testes clínicos. E será divulgado oportunamente os censos que vão fazer o recrutamento (de voluntários) e quais são os critérios”, afirmou Dimas Covas.

No dia 29, a Anvisa pediu pediu um complemento dos dados para dar continuidade ao processo. “A equipe técnica da Anvisa já iniciou a avaliação para dar seguimento à análise de autorização do estudo”, afirmou a agência.

Além de aumentar a imunização da população brasileira, a vacina ButanVac surge com o objetivo de ser mais barata para produzir, já que não precisa de matéria prima estrangeira para a produção.

“A Butanvac é uma vacina de segunda geração, uma vacina já aperfeiçoada em relação à primeira geração de vacinas, da AstraZeneca, Pfizer, Moderna. Já incorpora conhecimento inclusive sobre as variantes”, disse Dimas Covas.

A estimativa do Butantan é que, em setembro, seja feito o pedido para uso emergencial do imunizante no Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado