Menu
Teatro e Dança

Grupo teatral candango Pés, focado em pessoas com deficiência, comemora 12 anos com série de espetáculos pela cidade

Grupo teatral candango Pés, focado em pessoas com deficiência, comemora 12 anos com série de espetáculos pela cidade

Redação Jornal de Brasília

24/04/2023 16h26

Foto: Danilo Borges/Divulgação

Grupo teatral candango Pés, focado em pessoas com deficiência, comemora 12 anos com série de espetáculos pela cidade

Companhia desenvolve atividades de teatro-dança com e para pessoas com deficiência desde 2011, sob a direção do educador e artista Rafael Tursi

Sob a proposta de pesquisar a criação, a provocação e a execução do movimento expressivo com e para pessoas com deficiência a partir de técnicas de teatro-dança é que foi criado o projeto Pés, em 2011. Entre os meses de abril e maio de 2023, o premiado grupo dirigido por Rafael Tursi celebra seus doze anos de história, com uma série de atividades e espetáculos promovidos gratuitamente nas RAs do Gama, Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto, entre os dias 28 de abril e 16 de maio. As ações fazem parte do projeto de manutenção do grupo, que conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). Entre elas estão apresentações inéditas e obras de repertório do grupo, já conhecidas do público.

Iniciando a série de comemorações, o grupo Pés estreia sua turnê pela cidade apresentando o espetáculo Similitudo, considerada a obra mais madura já montada por eles, em dupla sessão nesta sexta, 28 de abril, no SESC Gama (às 15h e 20h). Em cartaz desde 2015, o espetáculo reúne 19 dançantes, entre pessoas sem e com deficiências físicas, intelectuais e síndromes diversas. Similitudo estreia e encerra a temporada, sendo apresentado no dia 16 de maio, também às 15h e 20h, no SESC Taguatinga. A palavra que dá nome ao espetáculo remete à característica ou estado do que é similar, uma busca pela repetição fidedigna entre algo e sua cópia. A proposta do Pés com este espetáculo é trazer, de forma poética, o cotidiano para a cena, abordando questões de um convívio social, cansativo e repetitivo, e que molda padrões de movimento, relacionamento e sensibilidade.

No sábado, 29 de abril, às 14h, o grupo Pés apresenta o resultado de seu mais novo projeto, Trocando Passos, que promove intercâmbios artísticos com companhias da cidade, ampliando o diálogo entre os grupos, valorizando a história das artes no DF e auxiliando na formação dos espectadores. A iniciativa inédita ganha performance de estreia em plena W3 Sul, criada em colaboração com a célebre companhia performática Andaime Cia de Teatro. Na performance Dia de Sol, criada pelo grupo convidado, e realizada de forma colaborativa, a interferência cênica vem resgatar o cidadão do seu lugar comum, utilizando a cidade como dramaturgia e ocupando centros do caos urbano, como a própria W3 Sul, para, assim, promover o debate a respeito das atividades exercidas mecânica e rapidamente no cotidiano.

O terceiro espetáculo que integra as comemorações é Ludo, obra conceitual que nasce de olhares curiosos, interpelações em diálogo e provocações jornalísticas sobre o tema da produção da arte com pessoas com deficiência. Com duas datas de apresentação, dia 6 de maio, às 10h, no Centro de Juventude de Ceilândia, e dia 9 de maio, às 19h30, na Universidade de Brasília, a obra é baseada em reflexões sobre a pertinência do novo e do acaso nas vidas contemporâneas. Neste experimento lúdico, a participação de artistas da música experimental dá intensidade à obra, sendo fruto de processos de criação e ensaios que se misturam à performance ao vivo: o grupo entra em cena jogando entre si, com os músicos e com a plateia.

Ainda dentro das atividades previstas para este semestre, o grupo deve lançar uma vídeo-dança como parte do projeto de manutenção e das comemorações dos 12 anos de atividades. Confira agora tudo que está programado para a temporada.

Serviço
Projeto Pés – 12 anos

Entrada franca
Classificação indicativa: livre

28/4 (sexta-feira) – Espetáculo SIMILITUDO
Horário: 15h e 20h
Local: Teatro SESC Paulo Gracindo – Gama

29/4 (sábado) – Performance DIA DE SOL
Horário: 14h
Local: W3 Sul (altura da 505) – Asa Sul

6/5 (sábado) – Espetáculo LUDO – Experimento de Encontro e Improviso
Horário: 10h
Local: Centro de Juventude de Ceilândia – Ceilândia

9/5 (terça-feira) – Espetáculo LUDO – Experimento de Encontro e Improviso
Horário: 19h30
Local: Departamento de Artes Cênicas da UnB, sala BSS-51 – Asa Norte

16/5 (terça-feira) – Espetáculo SIMILITUDO
Horário: 15h e 20h
Local: Teatro SESC Paulo Autran – Taguatinga

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado