Menu
Brasília

PCDF abre operação contra fraudes em licitações nas administrações regionais

Arquivo Geral

26/07/2018 7h47

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasilia/Cedoc

A Polícia Civil do Distrito Federal abriu, na manhã desta quinta-feira (26), uma operação para combater um esquema de fraudes em licitações nas Administrações Regionais. Os agentes cumprem 18 mandados de prisão temporária, válidas por cinco dias, e 24 de busca e apreensão. A ação foi batizada de Monopólio.

Três servidores estão entre os alvos. Segundo a PCDF, o grupo mantinha empresas registradas em nome de laranjas para participar de concorrências em obras públicas. O ex-administrador de Taguatinga, Márcio Guimarães, e o filho dele, Márcio Guimarães Júnior, também estão entre os alvos da polícia.

As licitações ocorriam por meio de carta convite, quando empresas são convidadas para disputar a realização de uma obra com baixo valor. Deste modo, não há necessidade de ‘divulgar’ a abertura de concorrência. A polícia analisou 259 processos em que o grupo aparece como vencedor. Entre 2011 e 2018, o grupo faturou cerca de R$ 55 milhões.

As investigações começaram em 2014. Conforme a polícia, os investigados foram indiciados pelos crimes de organização criminosa com aumento de pena em virtude da participação de funcionário público; fraude a licitação,  lavagem de
dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva.  A soma das penas máximas dos crimes imputados aos investigados pode chegar a trinta anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado