Menu
Brasília

Secretário de Saúde caiu após passar informação incorreta ao Ministério

Ministério da Saúde informou, erroneamente e embasado em dados da Saúde-DF, que há casos de transmissão comunitária do coronavírus. Equívoco não foi perdoado

Catarina Lima

17/03/2020 14h50

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A falsa informação de que no Distrito Federal já existia transmissão comunitária de coronavírus, divulgada na tarde de segunda-feira (16) pelo Ministério da Saúde a partir de informações da Secretaria de Saúde do DF, foi o estopim da queda do secretário de Saúde, Osnei Okumoto. Embora Okumoto tenha prontamente corrigido equívoco junto ao Ministério, o governador Ibaneis Rocha aproveitou o incidente para trocar o comando da pasta. O novo secretário, Francisco Araújo, já vinha, informalmente, assessorando o governador em questões de saúde.

“A informação sobre o caso de coronavírus foi a gota d’água que faltava no balde para a troca do secretário”, disse um político que acompanha o dia a dia do Palácio do Buriti.

Francisco Araújo passou toda a manhã de segunda (16) em reunião com o governador Ibaneis. Ele, por enquanto, vai atuar como diretor na Saúde e Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do DF (Iges-DF).

Até agora, o DF tem 22 casos confirmados de coronavírus. Nenhum desse foi  por transmissão doméstica: todos os pacientes são pessoas que vieram já doentes do exterior. A notificação dos casos, segundo protocolo da secretaria de Saúde, se dá pela Coordenação e fluxo de informações (CIEVS), que as repassa ao Ministério da Saúde. De acordo com o protocolo, as equipes de saúde devem estar em alerta para rápida detecção de possíveis casos e notificação. A rapidez na informação pode minimizar e até interromper a circulação e transmissão do coronavírus.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado