Menu
Brasília

Saúde oferece terapia comunitária online para a população

Grupo apelidado de “SUS em casa” se reúne toda quinta-feira. Terapeutas comunitários formados pela Secretaria mediam os encontros

Redação Jornal de Brasília

19/09/2023 20h03

Promovida pela Gerência de Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Terapia Comunitária Online é um espaço seguro, onde as pessoas podem falar das suas questões e receber ajuda profissional. Sempre às 15h de quintas-feiras, o grupo – apelidado de “SUS em casa” – se reúne de forma virtual. Para participar, basta acessar o link disponibilizado no site oficial.

Criada em maio de 2020 devido à alta demanda de serviços voltados para a saúde mental durante a pandemia de covid-19, a iniciativa, usualmente, tem a participação de cerca de 20 pessoas por encontro. A maioria de adultos ou idosos. Mas a Referência Técnica Distrital em Terapia Comunitária Integrativa (TCI), Doralice Oliveira Gomes, destaca que qualquer um pode participar das reuniões, sem limite de idade. Além disso, não é preciso diagnóstico ou encaminhamento nem cadastro ou autorização.

Desde o início do projeto, que tem a parceria da Associação Brasileira de Terapia Comunitária Comunitária Integrativa, a ONG Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária do Ceará e a Universidade de Brasília (UnB), mais de 7.300 pessoas já passaram pelos encontros. Algumas permanecem por anos, enquanto outras participam apenas algumas vezes, pois o acesso é livre.

Um dos membros é Mônica*, servidora da SES que entrou no grupo em 2020, buscando acolhimento. “A roda de terapia me deu suporte pra continuar trabalhando diante de tantos óbitos de pacientes, de amigos e conhecidos no período complexo da pandemia. A TCI foi a força para superar o medo, as dores do luto, das perdas, tudo que passei. Tive acolhimento como profissional de saúde, pessoa e cidadã”, avalia.

Três terapeutas comunitárias, que são profissionais da SES-DF, mediam os encontros da terapia virtual. A equipe recebeu capacitação de 240 horas – oferecida pela própria pasta ou instituições privadas.

Como funciona

A TCI pode ajudar qualquer pessoa que esteja disponível a compartilhar as suas experiências e ouvir as dos outros. A sensação de liberdade, acolhimento e autoestima pode reduzir a ansiedade, o estresse, a tristeza, a raiva e, consequentemente, o efeito de várias doenças e dores físicas, assim como melhorar muitos quadros emocionais.

Esse tipo de atividade em grupo tem o objetivo de criar um espaço livre, acolhedor e resiliente de troca de experiências de tal forma que as pessoas sejam fortalecidas. A ideia por trás da prática é a intervenção coletiva, ou seja, que cada paciente possa elaborar soluções para os seus problemas ao ouvir e acolher as experiências dos demais.

De acordo com a RTD, os participantes, ao compartilharem seus sentimentos, conseguem compreender que há aprendizagem e fortalecimento individual. “Dessa forma, a terapia comunitária também fortalece os laços sociais do grupo” destaca Doralice Gomes.

Para participar, basta ir na página de Práticas Integrativas em Saúde da TCI, disponibilizado na aba “Apoio online”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado