Menu
Brasília

Projeto Geladeira do Livro chega a Planaltina/DF neste sábado

Arquivo Geral

02/09/2016 14h48

Divulgação

O projeto Geladeira do Livro desembarca às 14h deste sábado na Praça Módulo 8 Mestre D’Armas, em Planaltina. A ideia é oferecer, de forma gratuita, leitura e cultura à comunidade brasiliense. As geladeiras funcionam como uma biblioteca comum, mas sem necessidade de registros. As regras são simples: a pessoa pode doar livros ou pegar para ler e devolver quando quiser.

O impacto causado pela geladeira nas praças onde é instalada é instantâneo, as pessoas começam a ver, a olhar e a interagir. O projeto por si só, incentiva à utilização das praças públicas, ao criar um local em que a comunidade pode interagir e promover a convivência literária. Afinal, o hábito da leitura está sendo abandonado aos poucos, e o fato de haver em uma praça pública, uma geladeira que funciona como uma biblioteca e de forma gratuita, é um incentivo à leitura e à acessibilidade de conhecimento.

Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal, em 2016, a geladeira do livro será instalada em seis cidades satélites do DF: Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Guará e Areal. A escolha das cidades foi feita com o intuito de descentralizar e agregar ações culturais e educacionais, em regiões menos favorecidas de Brasília.

Para a edição de Planaltina, da Geladeira do livro, o projeto Refresque Ideias, em parceria com os coletivos: Casa de Cultura Carlos Marighella e Comunidade Mestre. Traz para esta edição, os musicistas: N. C. S., Chico Nogueira, César, Joub, Nego Thales, Júnior Vidal e Sob Suspeita. Os poetas: Rego Júnior, Pedro Batista, Raquel Ely e Cêés AR. Os grupos de dança: Transição, Sensação Paraense e Catira. Os grafiteiros: Julimar dos Santos, Juliana Borgê e Raph Odrus. E ainda a feira de trocas Bazar das Meninas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado