Menu
Brasília

PCDF desarticula grupo criminoso que praticava extorsões pela internet

Foram cumpridos um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo

João Victor Rodrigues

25/05/2023 9h43

Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), realizou na manhã desta quinta-feira (25) a Operação Catfish, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em extorsões online.

A ação policial teve como alvo um grupo que, em agosto de 2022, coagiu um morador do Distrito Federal a transferir a quantia de R$ 4 mil, ameaçando revelar a sua esposa e familiares conversas íntimas mantidas por meio de um perfil falso em um site de relacionamentos na internet.

Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo. Além disso, a investigação da CORF identificou outros dois suspeitos associados a uma facção criminosa com base no Estado de São Paulo, sendo que um deles possui antecedentes por roubo qualificado.

O material apreendido, incluindo celulares, dispositivos eletrônicos e documentos, será minuciosamente analisado, podendo revelar outras vítimas em diversos estados do país.

O delegado Wisllei Salomão, coordenador da CORF/PCDF, explicou o motivo da operação ter sido nomeada como Catfish, que se refere ao termo utilizado para descrever pessoas mal-intencionadas que criam perfis falsos na internet com o objetivo de enganar emocional e financeiramente os usuários.

Caso os investigados sejam condenados pelos crimes de extorsão, associação criminosa, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, poderão enfrentar penas de mais de 15 anos de prisão.

O delegado ressaltou a importância das vítimas desse tipo de crime procurarem imediatamente a delegacia de polícia mais próxima para registrar uma ocorrência. Ele destacou ainda que os perfis utilizados pelos criminosos são sempre falsos, sendo os principais alvos homens casados, idosos e adolescentes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado