Menu
Brasília

Acusado de matar ex-companheira a facadas em Santa Maria é preso no Espírito Santo

Evanildo das Neves matou Cilma da Cruz Galvão, de 50 anos, no Setor Total Ville, em Santa Maria. O corpo da vítima foi encontrado pelo filho

Redação Jornal de Brasília

20/09/2022 12h03

Foto: Divulgação

Marcos Nailton
[email protected]

Foi preso nesta segunda-feira (19) o acusado de matar a facadas Cilma da Cruz Galvão, de 50 anos, em outubro de 2021, em Santa Maria. Evanildo das Neves Da Hora, na época com 37 anos, estava foragido desde então e foi preso por agentes do município de Aracruz, no Espírito Santo. Ele será recambiado para o Distrito Federal.

O criminoso foi preso cerca de 72h após a solicitação em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça do Distrito Federal na última sexta-feira (16), a partir de informações repassadas pela equipe da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI).

Cilma da Cruz era auxiliar de limpeza e diretora de Políticas para as Mulheres e Combate ao Racismo do Sindicato de Serviços Terceirizáveis do DF (Sindiserviços-DF). Ela foi encontrada esfaqueada e sem vida pelo filho dentro do próprio apartamento, na Quadra 203 no Setor Total Ville, em Santa Maria. O crime ocorreu na madrugada do dia 3 de outubro do ano passado.

Segundo a delegada-chefe da 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria), Cláudia Alcântara, Evanildo não teria aceitado o fim do relacionamento com Cilma, ele teria pagado seis meses de condomínio a mulher, e só aceitaria encerrar a relação, quando ela ressarcisse o valor de R$ 1.200 reais a ele.

A delegada destaca que a partir das investigações, foi possível ver que o suspeito possui diversas passagens criminais no estado da Bahia, por agressão a uma companheira anterior, homicídio, estupro e roubo de veículo.

“Quando ele veio para Brasília, provavelmente foragido da Bahia, ele aqui passou a se relacionar com a Cilma, uma mulher religiosa. Tão logo ela percebeu que ele era uma pessoa que não servia pra conversar com ela, que pediu para que ele fosse embora da casa. Ele disse que iria, mas só depois que ela pagasse a ele os seis meses de condomínio”, destaca a delegada-chefe, Cláudia Alcântara.

De acordo com o filho mais novo de Cilma, Luciano Galvão de Matos, 22 anos, a mãe conheceu Evanildo na igreja que se apresentou como pastor evangélico. Eles estavam se relacionando há cerca de seis meses. O filho, que tinha ido viajar com a esposa no dia anterior para o Maranhão, conta que ele e o irmão não sabiam do vasto histórico criminal do acusado.

Luciano conta que Evanildo tinha um relacionamento tranquilo com sua mãe, “tratava ela bem”. Mas ambos os filhos não gostavam do homem. “Eu e meu irmão não gostávamos dele. Só quem incentivava o relacionamento era o pessoal da igreja. O filho afirma que não viu a mãe passar por episódios de agressão feitos por Evanildo, mas não descarta a possibilidade. “Talvez ela não quisesse contar porque sabia que eu e meu irmão não gostávamos dele”.

Luciano acompanhou o irmão mais velho ir até o apartamento da mãe em Santa Maria através de uma chamada de vídeo. Ao chegar ao local, a porta estava trancada pelo lado de fora, o filho decidiu então arrombar e deparou-se com a mãe morta em cima da cama.

Evanildo foi recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), de onde será transferido para o sistema prisional do DF. De acordo com a delegada-chefe, Cláudia Alcântara, a expectativa é de que até na próxima semana ele já esteja na capital para que possa ser ouvido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado