Menu
Brasília

“É hora de todos darem a sua contribuição”, diz Clemente sobre o ICMS

“O GDF tomou uma importante iniciativa de enfrentamento, que era a redução da alíquota dos combustíveis”, disse o secretário

Geovanna Bispo

14/10/2021 16h18

André Clemente. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Comentando sobre a aprovação do Projeto de Lei Complementar que estabelece um valor fixo do ICMS pela Câmara dos Deputados, o secretário de Economia, André Clemente, afirmou que o GDF fez a sua parte sobre a redução do imposto.

“O governo do Distrito Federal tomou uma importante iniciativa de enfrentamento, onde muitos preferiram falar que o cenário econômico não permitia, nós avançamos e cumprimos um compromisso, que era a redução da alíquota dos combustíveis”, afirmou em coletiva nesta quinta-feira (14).

O projeto foi aprovado na noite de ontem na Câmara, com 392 votos a favor, 71 contra e duas abstenções. O texto, que tem o apoio do presidente da casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL), agora segue para análise no Senado Federal.

“Se todos fizerem sua parte, nós teremos uma redução no preço dos combustíveis, uma redução do custo de vida da população. É hora de todos darem a sua contribuição nesse assunto importante. Os combustíveis estão pressionando a inflação, junto aos alimentos, e a arrecadação ela tem que ser ajustada em patamares justos e razoáveis”, concluiu.

Ibaneis

Nesta manhã, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também comentou sobre a aprovação, afirmando que a medida é uma forma de penalização aos estados. “Não é um projeto de diminuição do ICMS, é um projeto de penalização dos Estados. Nós reduzimos para 25% e fizemos a nossa parte”, disse.

Ibaneis ainda criticou a Petrobras e afirmou que o Congresso está agindo de maneira inconstitucional. “Mas o que o congresso está fazendo é inconstitucional, porque quem rege o ICMS são os Estados e não a União. É uma afronta aos Estados numa tentativa de burlar a realidade”, completou.

“A Petrobrás é uma empresa pública que vem constantemente gerando aumentos no combustível e no gás de cozinha da população. Estão querendo transferir a responsabilidade, mas vamos barrar isso no Supremo Tribunal Federal”, finalizou o governador.

ICMS

Atualmente, o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) é calculado com base no preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), ou seja, um preço de médio de referência, que é revisto a cada 15 dias de acordo com uma pesquisa de preços dos postos. Sobre esse valor, ainda são adicionadas as alíquotas de cada combustível.

O texto do projeto prevê que o tributo seja aplicado sobre o valor médio dos últimos dois anos, de forma a baratear os preços. Na prática, o projeto torna o imposto invariável, combatendo as recentes oscilações nos preços do câmbio e dos combustíveis.

Segundo o relator do texto e deputado federal Dr. Jaziel, a medida pode reduzir, na média, em 8% o preço da gasolina e em 7% do álcool. “O mecanismo mais eficiente para o controle dos preços dos combustíveis -até mais do que a implementação de intervenções estatais localizadas- é a estabilização efetiva de parte expressiva de seu custo, mediante a exigência de tributos por um valor fixo, diminuindo-se, assim, a influência das alterações do preço do barril de petróleo no valor cobrado do consumidor final”, disse o relator.

Além de Lira, que recentemente criticou os estados por não quererem diminuir suas alíquotas, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), também tem se mostrado descontente com as altas e afirmado que a culpa pelos preços elevados dos combustíveis e do gás é dos governadores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado