Brasília

DF recebe 25,5 mil doses de vacinas contra covid

Lote recebido é da vacina de Oxford/Astrazeneca. Faltam ainda 11 mil doses do Instituto Butantan, somando 36,5 mil frascos

Por Willian Matos 24/02/2021 11h35
Drive-thru vacina idosos acima de 80 anos. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O Distrito Federal vai receber, entre o fim de fevereiro e o início de março, 36,5 mil doses de vacinas contra a covid-19. Destas, 25,5 mil são da vacina de Oxford/Astrazeneca e 11 mil são da Coronavac.

As 25,5 mil doses da vacina de Oxford já chegaram ao DF, segundo o governador Ibaneis Rocha. Ibaneis chegou a declarar nesta quarta (24) que pretende, inclusive, convocar idosos de mais de 75 anos a serem vacinados a partir de quinta (25). A ampliação, no entanto, ainda não está confirmada.

As doses foram importadas da Índia e também recebidas do Instituto Butantan-SP. O Ministério da Saúde vai fazer a distribuição. Ao todo, são 3,2 milhões de frascos a serem distribuídos para todo o Brasil.

Vale ressaltar que as duas vacinas exigem medicação em duas doses, mas os prazos entre uma e outra são diferentes. Enquanto a Coronavac exige que a segunda dose seja aplicada até 28 dias após a primeira, a de Oxford dá um prazo maior — 90 dias.

O Ministério da Saúde prepara uma logística para enviar as doses de forma proporcional e igualitária. Além de informar o público-alvo no qual os estados e o DF devem aplicar o lote, a pasta fará uma maior distribuição para estados do Norte que sofrem com surtos e falta de leitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar