Menu
Brasília

Criminosos se passam por TJDFT para aplicar golpes

Porém, já dentro do endereço, os golpistas orientam para que a vítima baixe um aplicativo por um custo de R$ 100

Redação Jornal de Brasília

12/04/2022 15h30

Fachada do TJDFT. Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) alertou, nesta terça-feira (12), para um grupo de criminosos que estariam se passando pelo tribunal para aplicar golpes.

“Recentemente, foi constatado que criminosos têm enviado às potenciais vítimas e-mails que mencionam processos criminais em seus nomes e informam sobre possível audiência sem data nem local. Tais envios têm como remetentes contatos de pretensos advogados”, escreveu o tribunal em nota.

Segundo o tribunal, esses emails contêm um link falso para consultar o suposto processo. Porém, já dentro do endereço, os golpistas orientam para que a vítima baixe um aplicativo por um custo de R$ 100.

“O Tribunal ressalta que é extremamente importante entrar em contato com o órgão, por meio de seus canais oficiais de comunicação”, continuou o TJDFT.

O TJDFT ainda orienta para que, caso se receba um link, é necessário conferir a extensão da página, já que, os sites dos órgãos públicos oficiais terminam em .jus.br (Poder Judiciário), .gov.br (Poder Executivo) e .leg.br (Poder Legislativo).

Outros golpes

Além desse, o TJDFT também alerta para outro tipo de golpe, onde os criminosos enviam um boleto bancária com cobranças feitas, supostamente, pelo tribunal. Assim como o anterior, caso você tenha recebido um desses, confira o endereço indicado e pesquisa na internet sobre os dados bancários existentes.

“Ao identificar que se trata de golpe, registre um boletim de ocorrência junto à autoridade policial, podendo fazê-lo de forma eletrônica, caso essa modalidade esteja disponível, uma vez que esses registros ajudarão nas investigações”, orienta o tribunal.

 Em caso de dúvidas, ligue:

– Alô TJ – 159

– Ouvidoria do TJDFT – 0800 61 46466 (das 12h às 19h, em dias úteis)

– ou envie e-mail para [email protected].

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado