Menu
Brasília

Ceilândia: mais um alojamento para população em situação de rua, em virtude ao coronavírus

A exemplo da unidade do autódromo, espaço tem capacidade para atender até 200 pessoas

Redação Jornal de Brasília

15/04/2020 16h06

Em Ceilândia, mais um alojamento provisório será instalado para ficar à disposição das população de rua no Distrito Federal. A estrutura ficará no Abadião e, assim como o espaço montado no Autódromo Internacional Nelson Piquet, a unidade contará com contêineres e terá capacidade para 200 pessoas.

Em edição extra, na noite desta terça-feira (13), A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) abriu dispensa de chamamento público para contratação da organização da sociedade civil (OSC) que fará a gestão do espaço.

“Estamos falando de um dos públicos mais vulneráveis do DF, que não teria como cumprir as medidas de isolamento. Tomamos essa atitude e tomaremos outra com o objetivo de assegurar a prevenção de forma igualitária para todos os brasilienses e, assim, frearmos a disseminação do novo coronavírus”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

De acordo com o chamamento, o objetivo será a execução do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências, cuja finalidade será promover apoio e proteção à população em situação de rua atingida pelas medidas de enfrentamento à Covid-19.

De acordo com o chamamento, o principal critério de desempate das propostas é justamente o tempo para instalação do espaço, que deverá contar com a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais e, ainda, assegurar a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial para a minimização dos danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas.

A vigência para parceria é 90 dias, podendo ser prorrogada por períodos sucessivos, enquanto perdurarem os efeitos das medidas de enfrentamento à Covid-19 para a população em situação de rua. O teto estimado para a realização do contrato é R$ 1.841.377,15.

Essa iniciativa soma-se não somente ao alojamento do Autódromo, que acolhe 200 pessoas desde a semana passada, bem como a estrutura montada no Centro de Convivência da Granja das oliveiras, no Recanto das Emas, com capacidade para 105 cidadãos.

Com informações da Agência Brasília 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado