Menu
Brasília

Brasília Ambiental capacita servidores no AnalisaCAR

Lançada pelo Ministério da Agricultura, ferramenta visa dar mais agilidade às análises dos cadastros rurais

Marcus Eduardo Pereira

01/07/2021 18h57

Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O Programa de Capacitação AnalisaCAR, organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que integra o Ministério da Agricultura, contou com a participação de Analistas e técnicos do Instituto Brasília Ambiental, que atuam na área do Cadastro Ambiental Rural (CAR), nesta semana. O evento virtual contou com servidores de 12 estados e do Distrito Federal. O objetivo foi apresentar a execução da ferramenta AnalisaCAR, que automatiza a análise dos cadastros rurais, dando mais agilidade ao processo.

O Brasília Ambiental atualmente conta com cerca de 16 mil cadastros rurais. A diretora da área responsável pela análise do CAR, de Licenciamento (Dilam IV), Juliana de Castro Freitas, explica que no DF, como em outros estados, a análise diária dos cadastros rurais caminha devagar, porque é cheia de etapas e tem que ser feita cadastro por cadastro.

Ela ressalta que, no Brasília Ambiental, a equipe que executa este serviço não é destinada exclusivamente a ele. Os profissionais que a integram também realizam análises de licenciamentos ambientais e outros atos autorizativos afetos à diretoria.

Devido a esse quadro, Juliana Freitas destaca a importância dessa nova ferramenta. “A ideia é uma melhoria dentro do sistema. O AnalisaCAR é um programa de análise dinamizada dentro do cadastro rural. A partir de insumos corrigidos e adequados, vamos conseguir analisar de forma mais dinâmica, em lotes e regionalmente. Esperamos, aqui no DF, ter condições de avançar de forma mais rápida sobre as análises, dando celeridade a elas”.

Segurança jurídica

Além dos representantes dos estados, o evento contou, na abertura, com a presença de autoridades como a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa Dias. Ela ressaltou que o AnalisaCAR tem como princípio trazer rapidez e precisão, com segurança jurídica, às análises dos cadastros.

A tecnologia da nova plataforma foi desenvolvida pelo SFB em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). Ela utiliza recursos de sensoriamento remoto e pode processar a análise de milhares de cadastros simultaneamente.

Com a ferramenta, os estados poderão qualificar a base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que já conta com mais de 6 milhões de registros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado