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Brasília

Black Friday: brasilienses aproveitam descontos, mas reclamam de propaganda enganosa

Arquivo Geral

23/11/2018 19h01

Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília

Raphaella Sconetto
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Hoje é dia de promoção! Shoppings, lojas e até restaurantes promovem mais uma edição da Black Friday nesta sexta-feira (23) na capital. Brasilienses aproveitaram o dia e afirmaram que os descontos estão atraentes. No entanto, só no DF já foram registradas mais de 100 reclamações, principalmente por propaganda enganosa.

A dona de casa Rosenilda Cipriano, 45 anos, aguardou a data para poder renovar as roupas de cama da sua casa. “Esperei justamente para comprar novas roupas de cama. Estava esperando ansiosa e o preço está valendo a pena”, afirmou. Com três sacolas grandes na mão, a mulher ainda disse que iria passar a tarde no shopping Conjunto Nacional. “Vou andar muito, não tenho hora para voltar. Quero ver se encontro um celular barato também”, acrescentou.

Rosenilda aguardou ansiosamente a data, só para comprar roupas de cama. Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília

Abarrotado de gente, o shopping que fica na área central está de promoção: até 90% em televisão, conjunto de panelas, fogão, caixa de som, churrasqueira, celular e microondas. E foi pensando nos itens domésticos que a diarista Cleuza Rodrigues de Sousa, 57 anos, aproveitou os descontos.

A mulher saía de uma loja com uma panela e uma fritadeira elétrica. “Nunca tinha participado dessas promoções. Vim só para ajudar minha irmã que estava na fila desde as 11h, mas gostei dos preços e acabei levando”, contou. Apesar de ser novata quando o assunto é Black Friday, Cleuza ainda deu dicas para quem pretende fazer compras à noite ou no fim de semana. “Tem que vir com tempo, vi muita gente desistindo na fila porque não podia esperar mais. Mas, se vier com tempo, vão aproveitar muito”, sugeriu.

Cleuza não foi com a intenção de levar nada, mas acabou gostando das promoções. Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília

Pela primeira vez

A servidora pública Elisabete Cristina de Castro, 48 anos, estreou, neste ano, sua participação na Black Friday. “Os descontos estão bons, mas achei que seria melhor”, ponderou. Com a sua mãe, a dona de casa Olga de Castro, 75, as duas levaram colchas de cama, camisetas, dois tênis e um liquidificador.

“Minha mãe está atrás de itens para a casa dela. Compramos o liquidificador por R$ 40, enquanto, normalmente, ele custa R$ 70”, afirmou. “Agora, vamos atrás de uma máquina de lavar e, quando chegar em casa, vamos comprar um fogão na internet, que está mais barato”, completou Elisabete.

Elisabete e a mãe Olga aproveitaram os descontos para comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos. Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília

Reclamações

De acordo com o site Reclame Aqui, especializado em críticas dos clientes, de 0h do dia 22 as 15h desta sexta-feira (23) foram registradas 103 reclamações só de consumidores da capital. O principal motivo é a propaganda enganosa, representando 13,6% das críticas. Em seguida, vem o problema de finalização das compras (8%), divergência de valores (5,7%), produto não recebido e problema de entrega (5,7%) e estorno de valor pago (2,3%).

Em relação aos produtos, passagens aéreas estão no topo das críticas, com 10,5% das reclamações. Depois vêm cartão de crédito (8,8%), monitores (7%), jogos (5,3) e celular (3,5%).

Comércio comemora

A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) é de que o faturamento das empresas aumente em até 15% com a Black Friday, quando comparado com o mesmo período de 2017. Para isso, os centros comerciais vão apostar em ofertas no dia, mas se estenderão ao fim de semana ou do mês.

“Os brasilienses estão otimistas, pois qualquer alteração na política é acompanhada de uma expectativa de melhoria por parte do cidadão. Além disso, muitos trabalhadores receberam o 13º salário e aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de Natal para presentear familiares e amigos, o que acaba sendo um termômetro de vendas para os comerciantes em relação as vendas de Natal”, aponta Adelmir. Ainda segundo ele, a data já se popularizou em Brasília.

Um exemplo do otimismo é a expectativa de vendas das lojas da Tim no Distrito Federal. Em relação a quinta-feira (22), as vendas aumentaram em 80%. Já em comparação com o mesmo período do ano passado, as estimativas de vendas de aparelhos aumentaram em 31% e as lojas tiveram um fluxo 16% superior a 2017.

Em ação inédita, 400 funcionários do Trade, Suporte a Vendas e Desenvolvimento de Canais que atuam no “Sales Consumer” da TIM foram para as lojas e pontos de venda (PDV) de todo o Brasil e se juntaram aos mais de 10 mil vendedores e promotores. Assim, apesar do fluxo intenso de consumidores, os clientes puderam contar com bom atendimento e esclarecimento de dúvidas.

Veja uma galeria de fotos da Black Friday: 

 

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