Menu
Brasília

Após ‘Saidão’ do Dia dos Pais 28 detentos não retornaram às unidades prisionais no DF

Condenados por homicídio, latrocínio, tráfico de drogas e outros crimes, 1.979 presos foram beneficiados pelo quinto ‘Saidão’ de 2022.

Redação Jornal de Brasília

16/08/2022 16h13

Foto: Seape/Divulgação

Por Tereza Neuberger
[email protected]

Conforme levantamento realizado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) nesta terça-feira (16), 1.979 (mil novecentos e setenta e nove) reeducandos foram beneficiados pela quinta saída temporária de 2022, dentre os quais 69 são mulheres. Desse total, 28 detentos que respondem por homicídio, latrocínio, tráfico de drogas e outros crimes, não retornaram às unidades prisionais.

O ‘Saidão’ do Dia dos Pais ocorreu entre a última quinta-feira (11) e a última segunda-feira (15). O número de presos que não retornaram neste ‘Saidão’ representa 1,4 % do quantitativo liberado. A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP/DF) estabeleceu, por meio de portaria, nove saídas temporárias este ano, totalizando 35 dias.

Entre os presos que não retornaram está Yuri Victor Alves Costa, condenado em 2016, a 13 anos e 4 meses de prisão pelo crime de homicídio. Anderson Ribeiro da Silva, condenado por homicídio em 2009, por roubo em 2010 e novamente em 2017 também não retornou neste último ‘Saidão’. Vladimir Gonçalves Rezende, condenado por tráfico de drogas em 2013, também está entre os 28 detentos que se encontram foragidos após a última saída temporária.

Anderson Ribeiro da Silva, condenado por homicídio, não retornou do último ‘Saidão’.

Em maio deste ano, o ‘Saidão’ do Dia das Mães ocorreu entre os dias 5 e 9, e registrou a fuga de 15 detentos que não retornaram. Desde então não houve saída temporária até o mês de agosto. O ano de 2022 possui ainda, quatro saídas temporárias previstas para o mês de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Pouco depois de ter sido contemplado pelo ‘Saidão’ do Dia dos Pais, um homem de 29 anos foi preso por portar uma arma de fogo no Taguatinga Shopping, na noite de sexta-feira (12). No momento em que ele foi ao banheiro, o revólver em sua cintura foi visto por uma funcionária da limpeza do shopping que prontamente avisou os seguranças do local.

A Polícia Militar foi acionada, e os agentes do 17º Batalhão detiveram o presidiário dentro de uma loja. O homem alegou que andava armado para sua proteção por estar jurado de morte. Em sua ficha criminal constam prisões por homicídio, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e outros crimes. Após a abordagem, o detento foi encaminhado à 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga).

No último domingo (14), também foi recapturado um homem de 38 anos, foragido desde o ‘Saidão’ do Dia das Crianças, em outubro do ano passado. Ele foi localizado no Hospital Regional da Ceilândia (HRC), ao tentar acompanhar o nascimento de seu filho.

Após ser recapturado o foragido foi encaminhado para 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Norte). O homem possui uma espessa ficha criminal com passagens por latrocínio, homicídio, duas ocorrências por roubo, falsa identidade, duas ocorrências por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, receptação e duas ocorrências em por furto a interior de veículo.

A saída temporária é prevista pela Portaria nº 01/2022 da VEP-DF e contempla presos que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo ou saídas temporárias. Aquele que não retornar no dia e no horário previsto será considerado foragido e poderá perder o direito ao regime semiaberto.

Foragidos

Dos 28 detentos beneficiados com a última saída temporária que não retornaram às unidades prisionais nesta segunda-feira (15), são eles:

David Renoie Ferreira Lima
Danielle de Sousa Cavalcante
Romario Silva Pontes
Artur Ataides Roger Mendes Santos
Weslley Douglas da Silva Mesquita
Leonan Yuri Sousa Machado
Hermenegildo Lucas da Silva Neto
Wendell Borges Oliveira
Alexandre Madureira Cruz
Flavinaldo Borges Tavares
Rogerio Alves dos Santos
Gilson Pereira dos Santos
Pablo Alves de Jesus
Jefferson Denevit Franca
Tiago Cabral
Marcos Junio Gonçalves de Carvalho
Luis Rodrigo Araujo de Oliveira
Mary Jheiny, registro civil: Junior Inacio da Silva
Flavio Martins Maciel
Gilson Junio Leite Rodrigues
Vladimir Gonçalves Rezende
Jordanio Crispino dos Santos
Anderson Ribeiro da Silva
Edmar Pereira da Cunha Junio
Yuri Victor Alves Costa
Rogerio Souza de Oliveira
Alisson Henrique Martins de Souza
Lucas Milomes da Silva

Denuncie

Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre custodiados pelo telefone (61) 9 9666-6000 (Polícia Penal do DF).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado