Menu
Brasília

A arte acessível a todos

Arquivo Geral

21/11/2013 10h20

 

“A arte é minha vida. Meus quadros são filhos que alimento com tinta”. É assim que Lucio Piantino, 18 anos, define a importância da cultura artística para ele. O jovem tem síndrome de Down e é uma das 574 mil pessoas com deficiência que vivem no Distrito Federal. Todas elas contam com uma política do Governo do DF de inclusão em atividades culturais, tanto nas plateias como nos palcos.

 

No caso de Lucio, a frequência maior é no palco – e nas galerias de arte. Ele encontrou na pintura e na dança uma forma de se expressar e driblar o preconceito. Hoje, tem seis exposições individuais no currículo e pelo menos 250 telas pintadas. “Acordo, coloco uma música para ouvir e começo a dançar e pintar. Nunca vou largar isso”, afirma.

 

A última exposição da qual o jovem participou foi a Arte Visual, do I Festival de Cultura Inclusiva no DF – iniciativa da artista plástica e mãe de Lucio, Lurdinha Danezy, com apoio da Secretaria de Cultura (SEC) e investimento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Petrobras. As obras foram expostas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e no Espaço Cultural Renato Russo, simultaneamente, até 10 de novembro.

 

Entre as peças estão pinturas, esculturas em cerâmica e papel machê feitas por artistas cegos, autistas, com síndrome de Down e com esquizofrenia. “A aceitação do público é muito grande. No CCBB, recebemos cerca de quatro mil visitantes em dez dias”, comemora Lurdinha.

 

Para a artista plástica, que ministrou as aulas de pintura aos autores da exposição durante nove meses, é preciso oferecer oportunidades às pessoas com deficiência. “Espaços como estes fazem toda a diferença. É preciso entender a importância e investir nisso. A arte muda a vida de todos, não só de pessoas com deficiência”, ressalta Lurdinha.

 

O GDF, por meio da Secretaria de Cultura, apoia e incentiva a produção, o fomento e a execução de projetos e eventos culturais com e para pessoas com deficiência. A ideia é promover cada vez mais acessibilidade. “O objetivo é que eles tenham acesso não só à plateia, mas ao palco: na música, na dança, no teatro”, afirma o gerente de Inclusão e Acessibilidade da SEC, Edmilson Souza.

 

O gerente informa que a secretaria recomenda aos organizadores que a locomoção do público com deficiência nos locais seja fácil, desde a entrada até a saída dos espetáculos. Providenciar rampas de acesso e espaços para cadeirantes, pisos táteis para cegos e banheiros adaptados são algumas das orientações. “Já temos lugares que recebem esse público adequadamente, como o Cine Brasília, a Casa do Cantador e o Espaço Cultural Renato Russo”, afirma.

 

A inclusão de pessoas com deficiência em eventos culturais sempre foi alvo de discussões e estudos, mas foi após a chegada do Plano Viver sem Limite que o projeto específico passou a ser desenvolvido. Uma das mudanças está no Sistema de Cadastro Geral para Contratação Artística (Siscult), desenvolvido pela SEC para oferecer oportunidades de emprego a artistas do DF. Até o fim deste mês, haverá uma aba destinada exclusivamente a pessoas com deficiência.

 

O Programa

 

O Plano Distrital de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite DF foi elaborado pelo Grupo de Articulação e Monitoramento da Política Pública para as Pessoas com Deficiência, coordenado pela Casa Civil e pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus). Objetiva qualificar as políticas de inclusão para garantir a integração de programas e ações que proporcionem, de forma equitativa, os direitos das pessoas com deficiência.

 

O Plano, que tem 35 projetos vinculados a quatros eixos (Educação, Saúde, Inclusão Social e Acessibilidade), passou por consulta pública durante um mês e recebeu contribuições da sociedade. As sugestões estão sendo analisadas pelo GDF e, em seguida, será elaborada a versão do Plano em formatos acessíveis.

 

SERVIÇO

Gerência de Inclusão e Acessibilidade da Subsecretaria da Diversidade Cultural

Secretaria de Cultura do DF

(61) 3325-6107

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado