Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Ainda tem quem se lembre de Enéas

Com uma campanha igualzinha, conquistou 4,6 milhões de votos, ultrapassando figurões como Orestes Quércia e Leonel Brizola

Eduardo Brito

09/08/2023 23h31

Foto: Reprodução

Há mais de 30 anos um desconhecido médico residente em São Paulo criou um micropartido para lançar sua candidatura a presidente, tornando-se conhecido por aproveitar seus poucos segundos de televisão numa fala apressada contra o establishment, terminando sempre com o bordão “Meu nome é Enéas”. Ficou em 12º lugar em 1989, mas cinco anos depois surpreendeu.

Com uma campanha igualzinha, conquistou 4,6 milhões de votos, ultrapassando figurões como Orestes Quércia e Leonel Brizola. Mais tarde foi campeão de votos como deputado federal, até morrer de leucemia em 2007. Seu partido, o Prona, sumiu.

Mas Enéas Carneiro foi lembrado agora por um deputado brasiliense. Durante sessão solene em Homenagem ao Dia do Cardiologista e aos Oitenta Anos da Sociedade Brasileira de Cardiologia Paulo Fernando fez questão de prestar uma homenagem a Enéas.

Lamentou que, mesmo tendo Enéas sido um médico muito importante e um deputado combativo, não existe sequer um hospital que carrega seu nome como homenagem. Paulo Fernando até exibiu uma das poucas fotos em que, já muito doente, Enéas aparece sem a longa barba que o caracterizava. Nela, está ao lado do atual deputado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado