Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

MasterChef Brasil estreia na terça (17) e promete uma competição ainda mais acirrada

“Tem que dominar o fogão, mas é necessário saber que está em um game show”, avisa Ana Paula Padrão, apresentadora do talent show

Analice Nicolau

11/05/2022 9h06

“Tem que dominar o fogão, mas é necessário saber que está em um game show”, avisa Ana Paula Padrão, apresentadora do talent show

A nova temporada do MasterChef Brasil estreia na próxima terça-feira (17), a partir das 22h30, depois do programa Faustão na Band, com transmissão simultânea no band.com.br e no aplicativo BandPlay.

O talent show, que vai reunir 16 cozinheiros amadores em um ambiente repaginado, selecionados por saberem preparar menus fora da caixinha, também ganha exibição no canal Discovery Home & Health e no discovery+, a partir do dia 20, toda sexta-feira, às 19h25.

Com apresentação de Ana Paula Padrão, a 9ª edição traz 17 episódios e reúne tudo o que o telespectador mais ama em uma competição culinária: caixas misteriosas desafiadoras, ingredientes exóticos, receitas que qualquer pessoa acha que sabe fazer e aquelas que todos têm certeza de que não conseguem reproduzir.

“Para brigar pelo grande prêmio deste ano, teremos os mais intensos e aguerridos competidores que já passaram por aqui. Eles foram escolhidos entre milhares de candidatos e sabem cozinhar bem. Mas, além de serem bons com as panelas, são extremamente competitivos. Esta temporada promete ser da disputa e não da amizade”, avisa Marisa Mestiço, diretora da atração.

O programa será exibido em uma nova locação, trazendo esta novidade pela primeira vez para os participantes e telespectadores. A nova casa culinária fica nos estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), um espaço histórico, inaugurado em 1949, com 7200 metros quadrados, que transformou a indústria cinematográfica no país sendo palco de 22 produções.

“Quando cheguei aqui, falei: ‘Tenho 35 anos de TV e nunca gravei em um lugar tão grande’. E alguém me respondeu: ‘É porque não existe! É o maior estúdio da América Latina”, relembra a apresentadora Ana Paula Padrão.

A nova temporada do MasterChef Brasil conta com uma campanha publicitária embalada pelo clássico “Fogo e Paixão”, de Wando, uma produção da House da Band, com o objetivo de ampliar o alcance ao grande público de forma emotiva. Os chefs estrelam um clipe especial e várias peças mostrando o que faz o coração deles bater mais forte além da gastronomia. Henrique Fogaça é apaixonado por rock e tatuagem, Helena Rizzo não esconde que é fã das artes e Erick Jacquin sabe tudo sobre moda.

E os fãs do talent show podem ficar sossegados: as provas já consagradas, como o “Leilão MasterChef” e o “Desafio do Muro”, onde cada dupla deverá preparar versões idênticas sem ver o que o outro está fazendo, estão garantidas. Muitos chefs nacionais e internacionais serão convidados para trazer suas criações, dividir conhecimentos e instigar os cozinheiros com pratos originais e provocativos.

“Sou muito verdadeiro nas minhas avaliações, então o público pode esperar o mesmo Fogaça, mas com a régua um pouquinho mais alta, já que a cada ano que passa precisamos evoluir e cobrar um pouco mais. É muito importante que o vencedor faça por merecer. Para isso, minha dica é que cada participante preste muita atenção nas nossas críticas construtivas, além de dar o melhor de si. É preciso cozinhar com o coração e com amor porque só assim não existirá fronteiras para chegar à final”, explica o chef Henrique Fogaça.

Criado por Franc Roddam, o formato MasterChef é representado internacionalmente pela Banijay. O programa, produzido pela Endemol Shine Brasil para a Band e o Discovery Home & Health, também vai desafiar os participantes em provas externas e em equipe, que vão obrigar os competidores a colocar a mão na massa fora de um ambiente controlado.

“Estou de ‘saco cheio’ de ver arroz todos os dias. Não estou aqui para mostrar para o Brasil o que é arroz, isso todo mundo já sabe. Quero comer bem, com inovação, criatividade, mas ao mesmo tempo com muita simplicidade. Para vencer o ‘MasterChef’, tem que ser mais simples do que as pessoas imaginam. Os cozinheiros complicam suas próprias vidas quando decidem inventar e acabam fazendo tudo errado”, alerta o chef francês Jacquin.

Helena Rizzo, eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista “Restaurant” por dois anos consecutivos (2013 e 2014), se diz preparada para o novo desafio, em sua segunda participação no programa.

“Não sou uma pessoa que dá bronca. Não gosto desse tom e as minhas cozinhas não funcionam assim. Se for para fazer uma crítica, é melhor tentar construir alguma coisa a partir disso. Claro que depende muito das pessoas também. Toda ação tem uma reação e vice-versa, mas acho que empatia é fundamental. Saber que existe uma história ali por trás e uma intenção, afinal, ninguém é perfeito. As pessoas erram e acertam, possuem suas debilidades, assim como eu e todo mundo. Então, esse olhar mais profundo é muito importante”, opina a jurada.

Entre os cozinheiros amadores deste anol, estão: Adílio (29 anos, missionário, Pirenópolis/GO); Bruno (34 anos, dentista, Barroso/MG); Daniel (41 anos, vendedor, Paulínia/SP); Edleide (42 anos, dona de casa, São Luís/MA); Fernanda (29 anos, engenheira Civil, Uberlândia/MG); Fernando (36 anos, artesão, vendedor de produtos eróticos e tarólogo, São Paulo/SP); Genesca (40 anos, esteticista, São Borja/RS); Jason (40 anos, empresário, Florianópolis/SC); Larissa (24 anos, veterinária, Belo Horizonte/MG); Lays (29 anos, designer, São Paulo/SP); Mário (33 anos, veterinário, Niterói/RJ); Melina (29 anos, estudante de Letras, Salvador/BA); Mitiko (38 anos, dentista, Presidente Prudente/SP); Paraskevi (51 anos, organizadora de eventos, Thessaloniki/Grécia); Rafael (23 anos, gamer, Rio de Janeiro/RJ); Renato (33 anos, agente de Saneamento Básico, Capitão Poço/PA).

O grande vencedor da 9ª edição vai levar pra casa, além do troféu, grande símbolo do melhor cozinheiro amador do país, o valor de R$ 300 mil e outros prêmios oferecidos pelos patrocinadores.

Contudo, Ana Paula Padrão dá um recado aos integrantes da temporada: “Os aspirantes a chefs precisam aprender a jogar, assistir às edições anteriores – principalmente as primeiras – e entender que inocência demais também não leva para a final. Tem que dominar o fogão, mas é necessário saber que está em um game show e não só em um concurso de gastronomia. Ele irá competir com pessoas que podem ser mais ‘malandras’, então é preciso que se posicione no jogo”, avisa a apresentadora.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado