Top of Mind… O nome é um sonho e um desafio ao mesmo tempo. Afinal, como chegar a ser aquela marca que ocupa tamanha posição de destaque e é a primeira a vir à mente dos consumidores ao pensarem em um produto ou serviço.
Bem, para começar, aí vai o primeiro conselho: invista em marketing. Estratégias eficazes de marketing e uma presença consistente no mercado. É um belo começo. Mas não o único caminho. Também é indispensável criar um vínculo forte com o consumidor. E, para isso, vale buscar conexões emocionais e sensação de valor superior aos concorrentes.
Existem muitas marcas de lâminas de barbear, mas a Gilette conseguiu virar sinônimo delas. Há muitas esponjas de aço, mas Bombril é como o produto é mais conhecido. Mais exemplos? Miojo para macarrão instantâneo, Xerox para a simples cópia de uma folha de papel e por aí vamos até o infinito.
Mas cuidado: deitar-se eternamente em berço esplêndido pode causar problemas. O Rinso deixou até de ser fabricado, após virar quase sinônimo de sabão em pó – posto, hoje, ocupado pela marca Omo. Aqui os exemplos são igualmente numerosos.
O que, então, faz a diferença? Não basta apenas investir e gastar bem em marketing. Também é fundamental entregar qualidade ao público, fornecendo a ele elementos suficientes para que sua marca apareça rapidamente na mente do consumidor.
Também é importante manter sua visibilidade, agregando ao marketing ferramentas de comunicação, assessoria de imprensa e de relações públicas. Cada um destes ramos vai, com suas estratégias específicas e suas respostas, aumentar a visibilidade da marca.
Há muito o que falar e dissertar, mas o fundamental para que uma marca seja e se mantenha Top of Mind são estes pilares. Deixei para o final duas dicas: pesquise constantemente e mantenha seu esforço como nos primeiros dias. Sua concorrência está à caça da atenção que você conquistou. Então, inove e ofereça mais, para que continue a ser relevante.
Renato Matsunaga é Diretor-superintendente do Jornal de Brasília