Menu
Promoções

Museu de Literatura Moderna da Alemanha ganha Prêmio Stirling de Arquitetura

Arquivo Geral

06/10/2007 0h00

O Museu de Literatura Moderna, em Marbach am Neckar, na Alemanha, desenhado pelo arquiteto britânico David Chipperfield, ganhou nesta tarde a edição de 2007 do Prêmio Stirling de Arquitetura, o mais importante do Reino Unido.

A premiação, concedida anualmente pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Riba, na sigla em inglês), foi anunciada em uma cerimônia realizada na Roundhouse, em Londres. O Stirling leva o nome do arquiteto britânico James Stirling (1926-1992), e premia seu vencedor com 20 mil libras.

O júri que escolheu o Museu de Literatura Moderna considerou o edifício “simultaneamente rico e contido”, e destacou que o controle dos materiais utilizados por Chipperfield se transformou em uma marca.

Os jurados disseram que o edifício foi barato, em um país de alto custo como é o Reino Unido – onde o metro quadrado é vendido a 2,18 mil libras -, e que cada centavo investido foi pensado com cuidado.

Além dos dois edifícios de Chipperfield, concorriam ao prêmio obras como o edifício The Savill, em Windsor, e o Teatro Young Vic de Londres. Essa foi a 12ª edição do Stirling. No ano passado, o Aeroporto de Barajas, em Madri, do britânico Richard Rogers, foi o premiado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado