Menu
Política & Poder

Ex-presidente Michel Temer é preso pela Lava Jato

Arquivo Geral

21/03/2019 11h22

Ueslei Marcelino/Reuters

O ex-presidente Michel Temer foi preso na manhã desta quinta-feira (21), em São Paulo, por investigadores da força-tarefa da Lava Jato. O ex-ministro de Minas e Energia no governo Temer, Moreira Franco, também foi preso.Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. Veja aqui a íntegra dos mandados de prisão.

Temer é levado ao Aeroporto de Congonhas (SP) de onde embarca para o Rio de Janeiro. A Polícia Federal tentava, desde quarta-feira (20), rastrear a localização do ex-presidente, mas não houve sucesso. Por esta razão, a operação, que estava prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta (21), acabou atrasando.

Leia também: Temer é chefe de organização criminosa, diz Lava Jato

A operação foi batizada de Descontaminação e investiga desvios na Eletronuclear. Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 24 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e Distrito Federal.

Segundo nota da PF, “a investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade, deflagradas anteriormente e, notadamente, em razão de colaboração premiada firmada pela Polícia Federal”.

Em nota, o MDB, partido do ex-presidente lamentou ocorrido. “O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer, e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa”, diz o texto.

Michel Temer é o 37ª presidente da República. Ele assumiu o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, e ficou até o final do mandato, que encerrou em dezembro do ano passado. O ex-presidente responde a dez inquéritos, sendo que cinco tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), abertos quando ele ainda era chefe do Executivo.

O ex-presidente foi eleito por duas vezes consecutivas na chapa de Dilma. Os dois, no entanto, se distanciaram logo no início do segundo mandado da presidente cassada. Temer é formado em direito e começou a vida política nos anos 1960, quando assumiu cargos no governo do estado de São Paulo. Ele também foi presidente do MDB durante 15 anos.

Michel Temer e Moreira Franco estão presos. Foto: Beto Barata/PR

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado