Menu
Saúde

Sputnik V deve chegar no Nordeste em uma semana

A Anvisa autorizou a importação e o uso emergencial da Sputnik V no Brasil para os estados acima citados no dia 4 de junho

Evellyn Luchetta

20/07/2021 15h52

Foto: Reuters

As 1,1 milhão de doses do imunizante Sputnik V devem chegar no Recife na próxima semana. Adquiridos pelo Consórcio Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), através do processo de “importação excepcional e temporária”, as doses devem ser distribuídas aos estados após a chegada. A Anvisa autorizou a importação e o uso emergencial da Sputnik V no Brasil para os estados acima citados no dia 4 de junho.

As doses equivalem a 1% da população de cada estado, portanto não devem acelerar substancialmente a vacinação. Porém, após a avaliação de efetividade da vacina, realizada pelo infectologista do grupo Vebra Covid, Julio Croda, os estados poderão administrar o imunizante da forma como preferirem.

Para os planos de vacinação dessas doses, de acordo com informações fornecidas por Croda ao GLOBO, está a imunização em massa de ao menos uma cidade inteira. Com 69 mil habitantes, Sousa, na Paraíba, deverá ser a cidade que receberá a imunização em massa. O governo da Paraíb, no entanto, não confirmou a informação, acrescentando ainda que outros imunizantes são cotados para uso.

Outras seis unidades da Federação estão autorizadas pela Anvisa a importar: Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. Um outro lote, com cerca de 600 mil doses, será encaminhado para estados do Norte, porém, não existe prazo para chegar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado