Menu
Brasil

Serviços lançam programa de combate a incêndios florestais

As secas frequentes e os riscos de incêndio associados, ameaçam cada vez mais a conservação da biodiversidade na região Amazônica

Geovanna Bispo

20/07/2021 15h09

Foto: Agência Brasil

Pensando na prevenção e gestão de incêndio florestais, o governo brasileiro em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) lançaram um programa chamado de Manejo Florestal e Prevenção de Fogo no Brasil.

Além da prevenção, o programa, que terá duração de cinco anos, também utilizará de governanças e gestão de florestas, recursos naturais e o uso sustentável de terras públicas no país. O projeto utilizará, principalmente, a participação e liderança de mulheres e povos indígenas.

As secas frequentes e os riscos de incêndio associados, ameaçam cada vez mais a conservação da biodiversidade na região Amazônica. A agricultura extensiva e familiar, a produção de base florestal e o turismo sofrem as limitações impostas pelo aumento da frequência e da intensidade das queimadas.

Desde 2014, a USAID financia a Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB), um acordo bilateral e plurianual entre os EUA e o Brasil, para apoiar o desenvolvimento local e os esforços de conservação, trabalhando com instituições brasileiras, parceiros locais e comunidades. O novo programa, com implementação técnica pelo USFS, irá acessar parcerias de longa data para realizar oficinas, treinamento, suporte técnico e intercâmbio de experiências. Estas atividades visam melhorar a capacidade dos órgãos governamentais brasileiros, comunidades tradicionais e indígenas, empresas locais, parceiros e voluntários para encontrar soluções nacionais para o problema de incêndios que afetam o manejo florestal, a conservação e os meios de subsistência.

“Estamos felizes em continuar e ampliar nossa cooperação Brasil-Estados Unidos, reconhecendo que um processo colaborativo com envolvimento ativo do governo e da sociedade é a estratégia mais eficaz para lidar com a questão dos incêndios florestais,” afirmou Ted Gehr, Diretor da USAID no Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado