Com o período do recesso, é comum o aumento do número de viagens de avião. No entanto, para algumas pessoas o voo pode ser muito desconfortável, causando dores ou pressão no ouvido tanto durante o pouso quanto na decolagem.
De acordo com Ariane Gonçalves, fonoaudióloga e especialista em audição, da clínica AudioFisa aparelhos auditivos, a dor no ouvido em uma viagem de avião acontece em decorrência das mudanças de pressão. “Algumas pessoas são mais sensíveis a mudança de pressão que ocorre durante o voo, o que pode provocar dores agudas nos ouvidos”, explica fonoaudióloga especialista em audição
A autora do livro ”Descomplicando a Perda Auditiva” ressalta que há diferença entre a decolagem e o pouso. Ariane afirma que durante a decolagem, a pressão do ar dentro da cabine diminui gradualmente até atingir o nível que será mantido durante o voo. Já no pouso costuma ser diferente. “As dores costumam ser ainda mais intensas durante o pouso, já que nesse momento a pressão do ar dentro da cabine aumenta gradualmente, e esse aumento “empurra” os tímpanos para dentro, fazendo com que a dor seja maior”, explica a especialista.
A doutora dá dicas de como evitar a dor de ouvido dentro do voo
- Mastigue chiclete ou alimentos de preferência duros para ajudar a equilibrar a pressão no ouvido e evitar a dor;
- Provoque o bocejo para ajudar a liberar a tuba auditiva e favorecendo o equilíbrio da pressão;
- Utilize spray nasal que serve para ajudar na passagem do ar para o ouvido, assim a pressão se reequilibra mais facilmente;
- Já nos bebês e crianças, a melhor estratégia é não deixar dormirem na hora da decolagem ou do pouso. Além disso, é importante dar mamadeira ou outro alimento ao bebê nestes momentos, lembrando de evitar a posição deitada para não ocorrerem mais entupimentos dos ouvidos.