Menu
Saúde

Cinco Mitos e verdades sobre medicamentos manipulados

É um mito como os medicamentos comerciais, alguns manipulados também precisam ser prescritos por um profissional de saúde

Redação Jornal de Brasília

14/11/2023 17h50

Foto: Agência Brasil

Os medicamentos manipulados têm ganhado cada vez mais popularidade como alternativa aos produtos farmacêuticos tradicionais. No entanto, com o aumento da procura, também tivemos muitas informações equivocadas sobre esses medicamentos personalizados. Vamos desvendar alguns dos mitos e verdades mais comuns sobre medicamentos manipulados, para que você possa tomar decisões sobre sua saúde. Quem explica é a farmacêutica, Flávia Ribeiro.

Confira!

1 – Não requerem prescrição médica

Mito – assim como os medicamentos comerciais, alguns manipulados também precisam ser prescritos por um profissional de saúde.

2 – São menos eficientes que os comerciais

Mito. Eles são feitos com os mesmos princípios ativos que os medicamentos comerciais e podem ser igualmente eficazes quando prescritos e preparados corretamente.

3 – Não há regulamentação

Mito. As farmácias de manipulação são obrigadas a passarem pela inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este órgão possibilita que a segurança esteja presente, para isso possuem regras e certificações rigorosas.

4 – Podem ser personalizados

Verdade. Esse é um dos principais objetivos dos manipulados, pois eles atendem às especificações dos médicos e também restrições dos pacientes referente a alergias ou problemas para ingerir determinados medicamentos, proporcionando outras maneiras de se medicar, com a mesma eficiência.

5 – Demoram muito para serem entregues.
Mito – embora os medicamentos manipulados sejam preparados sob demanda, maioria das farmácias de manipulação trabalha com agilidade para garantir a entrega rápida e eficiente de suas fórmulas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado